Antonio Carlos Saraiva da Costa, Maria Celeste Vidigal e Mauro Baesso

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEM (PGA) completou 20 anos de criação e para marcar a data houve o descerramento de uma placa comemorativa. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, dia 9, com a presença do reitor Mauro Baesso, do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ivanor Nunes do Prado, do coordenador do PGA, Antonio Carlos Saraiva da Costa, além de professores, alunos e técnicos ligados ao programa.

As comemorações foram marcadas pelas homenagens prestadas. A principal homenageada foi a professora Maria Celeste Gonçalves Vidigal (foto), que foi a primeira coordenadora do PGA.

Desde a implantação do Programa, em 1995, até hoje, foram titulados 421 mestres e 165 doutores. O que, na média, resulta na defesa e aprovação de mais de dois trabalhos de pós-graduação defendidos por mês. Este marco se soma aos trabalhos já publicados pelos docentes e discentes do PGA. São mais de mil. Além disso, todos os professores são bolsistas produtividade em pesquisa pelo CNPq e Fundação Araucária.

O Programa possui conceito 6 da Capes para o último triênio (2010-2012). Além dele, apenas o da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, possui o conceito 6 em Agronomia no Sul do Brasil. A continuidade deste trabalho e a melhoria nos índices de avaliação é a meta principal do grupo visando se tornar o primeiro programa de pós-graduação da região Sul com o conceito 7.
  Áreas de concentração - O PGA possui três áreas de concentração, com duas linhas de pesquisa cada. A primeira área de concentração é Produção Vegetal, com as linhas de pesquisa: Manejo e Produção Agrícola e Morfogênese e Caracterização Bioquímica e Molecular de Plantas. A segunda área de concentração é Proteção de Plantas (Manejo de Plantas Daninhas e Dinâmica de Herbicidas no Ambiente e Controle de Doenças em Plantas de Interesse Regional) e a terceira, Solos e Nutrição de Plantas (Física e Manejo do Solo e da Água e Química e Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas).