O professor Luiz Roberto Evangelista, do Departamento de Física da UEM, recebeu, no dia 10 deste mês, na Itália, o Prêmio Studi Molisano San Giorgio, edição 2015, pelo seu trabalho como cientista. O docente recebeu uma placa e uma estátua das mãos do reitor da Universidade do Molise, Gianmaria Palmieri, e do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Molise, Vincenzo Niro.

No mesmo dia, Evangelista participou de um debate com o arcebispo de Campobasso, Giancarlo Bregantini, sobre Fé e Ciência. Para o docente, o tema é complicado e delicado, envolvendo muita ideologia. Ele explorou as controvérsias entre ciência e fé e de onde nascem as diferenças entre elas. Evangelista falou sobre os modelos cosmológicos atuais, a origem do universo dentro do ponto de vista da Física (Big Bang), acordos e embates entre ciência e fé, harmonia entre ciência e fé. Para ele, o melhor é a teoria de consonância, nem harmonizar nem confrontar totalmente. Artigo do professor sobre o assunto será publicado em revista francesa em breve.

Aproveitou a ocasião e esteve em Toro, onde é Cidadão Honorário, desde maio deste ano. Recebeu a homenagem pela sua atuação como cientista. Seus bisavós vieram ao Brasil em 1897 da região de Toro e se dedicaram à cultura de café. Evangelista é graduado em Física pela UEM, mestre em Físico-Química pela UFSC, doutor em Física de Partículas pela USP e pós-doutor pelo Instituto Politécnico de Torino, Itália. Possui experiência em Física Teórica, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase.

O prêmio é organizado anualmente, desde 2013, pelo Centro de Estudos Molisano, homenageando São Jorge (San Giorgio), como reconhecimento para uma pessoa, instituição ou uma instituição que se distingue de modo particular no campo artístico, histórico, jurídico, econômico, social, musical, científico ou de seu compromisso com a salvaguarda dos valores da legalidade, conhecimento e educação.