Na segunda-feira, dia 25, o governador Beto Richa assinará a ordem de serviço que dará início à construção da Clínica Adulto do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), com a criação de 100 novos leitos hospitalares. Os recursos para a obra, estimados em R$ 14.356.000,00, são da Secretaria de Estado da Saúde.

A cerimônia, que também deverá reunir os secretários de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, além do reitor da Universidade Estadual de Maringá, Mauro Luciano Baesso, e do superintendente do HUM, Maurício Chaves Júnior, será às 15 horas, no Palácio Iguaçu.

O processo licitatório já está concluído e a empresa responsável pela execução da obra será a Oros Engenharia, sediada em Curitiba. Os trabalhos devem iniciar em 22 de fevereiro, com prazo de dezessete meses para conclusão.

Atualmente, o Hospital conta com 123 leitos em atividade para internamentos em enfermaria, UTIs pediátrica, adulta e neonatal e Pronto-Atendimento. Além desses, há outros 27 leitos que já estão prontos e devem entrar em operação em breve. Desta forma, ao final da construção da clínica, o Hospital Universitário contará com 250 leitos.

O reitor da UEM acredita que a oferta de 100 novos leitos supere, em parte, o déficit histórico do Hospital Universitário que há anos enfrenta o problema de falta de leitos. “Em pouco mais de um ano e meio devemos dobrar a atual oferta, que é de 123 leitos, o que deve resolver uma parte do problema”, frisou Baesso.

Segundo o reitor, essa é uma etapa importante do projeto de expansão do Hospital Universitário, dentro do novo Plano Diretor do HUM, cuja meta é atingir 500 leitos para atender a região. Em setembro do ano passado, o reitor e o superintendente do Hospital apresentaram o planejamento das ações necessárias a representantes da sociedade civil organizada, lideranças locais e nacionais e ao governo do estado. “Na ocasião, falamos sobre todas as etapas de construção e a necessidade de verbas tanto dos governos do Estado do Paraná quanto da União”, pontuou Baesso. Com esta obra o Estado do Paraná concretiza a primeira etapa do processo de ampliação do HUM.

Sobre o HUM - Ligado à Universidade Estadual de Maringá, o HUM também está vinculado às secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Saúde (Sesa). Com mais de 25 anos de atividade e 100% dos atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital é referência para 115 municípios da macrorregião Noroeste do Paraná.

Em 2015, o HUM registrou mais de 46 mil atendimentos no Pronto-Atendimento, com uma média mensal de mais de 3,5 mil pacientes. Além de, aproximadamente, 27 mil consultas especializadas e mais de 3,3 mil cirurgias eletivas e de urgência.

O Hospital ainda é credenciado pelo Ministério da Saúde como centro de referência em cirurgia de redução de estômago, está habilitado a realizar transplante de córnea, é referência no atendimento a gestantes de alto risco e está participando da Rede Paranaense de Terapia Celular.

Desde 1997, mantém um Banco de Leite Humano e em 2004 recebeu o título de Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde e pelo Unicef, por incentivar o aleitamento materno. O Hemocentro Regional de Maringá e o Centro de Controle de Intoxicações, também são ligados ao HUM. O Hemocentro fornece sangue aos 30 municípios ligados à 15ª Regional de Saúde. Já o Centro de Controle de Intoxicações, além de prestar atendimento e assessoria a pessoas intoxicadas, desenvolve atividades educativas para agricultores e trabalhadores de empresas de Maringá e região.

Além de importante na área de assistência, o HUM é decisivo na formação dos futuros profissionais. Foi o primeiro hospital estadual paranaense a receber o credenciamento do Ministério da Saúde e da Educação como Hospital Ensino. Atualmente, ele serve como campo de estágio e pesquisa aos diversos cursos da área de saúde da UEM e de outras instituições de nível superior.