A Universidade Estadual de Maringá está realizando a 1ª Feira de Oportunidades, com o objetivo de promover a integração entre os acadêmicos e as empresas e indústrias de Maringá e região,  possibilitando, inclusive, a inserção no mercado de trabalho. A solenidade de abertura foi nesta quarta-feira, dia 27, no Bloco B-33.

O anfitrião, diretor do Centro de Tecnologia, Ricardo Dias Silva, comentou que o evento aproxima a academia com o setor produtivo, encurtando o caminho para o estágio, fazendo com que as empresas conheçam melhor a Universidade, a realidade da Instituição e os alunos. Relatou que a Feira de Oportunidades surgiu de uma proposta de alunos que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras que retornaram do exterior. A partir da ideia, foram agregados diversos setores da UEM e foram buscadas parcerias. Silva comemorou o resultado, que registrou cerca de 400 inscritos e um grupo grande de empresas e de agências de integração. O professor disse que o evento serviria como piloto para os próximos.

Ricardo TeixeiraA diretora de Ensino de Graduação, Solange Yaegashi, relatou que o trabalho foi árduo e o resultado bem bonito e organizado. Destacou que a graduação não se resume às disciplinas dos cursos, mas também é composta de estágios, por meio dos quais, os alunos conhecem o universo e o mercado de trabalho, além de projetos de iniciação científica, de extensão, de ensino e de monitoria. O acadêmico Wandleison Martins Moreira, de Engenharia Química, informou o processo de idealização e realização do evento e seus objetivos. O vice-presidente da Acim para assuntos de Tecnologia, Ricardo Teixeira, ressaltou que o que torna Maringá singular é a atenção com o associativismo. Disse que a união da Acim com a academia faz com que “tenhamos resultados diferentes dentro da comunidade”.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes, ressaltou o cuidado da atual gestão com a integração. Informou que, em breve, será realizado um evento de integração ensino-pesquisa-extensão. Aproveitou a ocasião para desmistificar a crença de que a extensão é assistencialista. Chamou a atenção da importância da área tecnológica dentro da extensão. Disse que a área tem muito a contribuir.

Célia Granhen TavaresA pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Célia Regina Granhen Tavares, destacou a importância da integração mais de perto e mais intensa com a cidade, com o mercado externo. Disse ainda que a UEM é um setor muito importante para a economia e o desenvolvimento da cidade. Ao finalizar sua fala, lançou um desafio aos alunos, à UEM como um todo, às indústrias, empresas e comunidade de desenvolver projetos que busquem soluções inovadoras para redução do consumo de água.

O evento, que prossegue até sexta-feira, dia 29, é baseado em um modelo de Career Fair, uma feira de estágios que ocorre tradicionalmente em universidades do exterior, na qual, empresas vêm até a instituição para esclarecer dúvidas sobre as respectivas áreas de atuação, processos seletivos e, até mesmo, para estabelecer contato com possíveis colaboradores.

Rafael de BrittoPalestra - Após o cerimonial de abertura, Rafael Galbiatti de Britto, membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos, diretor da Ótima DH e professor das Faculdades Maringá, proferiu a palestra As 8 Dicas para se Construir um Ótimo Ambiente de Trabalho. A conferência trouxe recomendações aplicáveis de organização, relacionamento e atendimento para alcançar um ambiente mais produtivo e prazeroso de trabalhar.

Ainda nesta quarta-feira até 21 horas, no Bloco B-33 e no auditório Dacese, haverá a apresentação das empresas participantes das áreas da construção civil, de informática, de moda, de designer e de engenharias. São aproximadamente 20 empresas. A exposição continua na quinta-feira, das 9 às 18 horas. Na sexta-feira, 29, último dia do evento, as empresas interessadas poderão fazer recrutamento e seleção. A programação inicia às 8 horas e segue até as 18 horas, com intervalo para o almoço das 12 às 13 horas.

A 1ª Feira de oportunidades é uma iniciativa do Centro de Tecnologia (CTC), em parceria com a Diretoria de Ensino de Graduação e a Divisão de Estágios, órgão vinculado a Pró-Reitoria de Ensino da UEM. O evento ainda conta com apoio da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim).

Para outras informações consulte o site do evento.