A Orquestra de Câmara da UEM realiza concerto de encerramento da temporada 2015. O espetáculo será no dia 2 de fevereiro às 20h30 na Oficina de Teatro, com entrada franca.

No programa estão obras de compositores como Michael Baker, George Gershwin, Manuel Ponce e Vivaldi, com solo do novo professor de contrabaixo do curso de Música, José Roberto Imperatore (Beto Vianna).

A Orquestra de Câmara é um Projeto de Extensão do Departamento de Música da UEM. Foi fundada em 2008, para fomentar nos integrantes -- membros da comunidade externa, alunos e ex-alunos do Departamento -- conhecimento e execução de repertório orquestral de todas as etapas históricas da Música, como parte fundamental na formação como instrumentista.

Coordenado inicialmente pelo professor Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, docente de Composição e Regência, atualmente o projeto também congrega os esforços dos professores Pedro Henrique Ludwig, de violoncelo, Paulo Egídio Lückman, de violino, e do recém-nomeado professor José Roberto Imperatore Vianna, de contrabaixo.

As vivências destes quatro professores, de formações diversas e ambientes orquestrais distintos, convergem em um trabalho sinérgico e descentralizado, oferecendo aos alunos diferentes práticas de execução orquestral, servindo como um laboratório de formação para outras habilitações do curso de Música. Além de levar à comunidade de Maringá e região concertos dinâmicos e com repertório que abrange desde o barroco ao contemporâneo, incluindo obras escritas pelos alunos do curso, algumas já premiadas em concursos nacionais e internacionais.

Os frutos deste trabalho já vêm sendo colhidos: acadêmicos que já passaram pela Orquestra de Câmara da UEM têm desenvolvido importantes trabalhos na área, tocando em outras orquestras e atuando no ensino de música em instituições como a Universidade Federal de Juiz de Fora, SESC, Fundação Luzamor, Orquestra Sinfônica da UEL, Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, entre outras.

Serviço:

Orquestra de Câmara da UEM