Fotos: Guilherme Massago

A UEM realizou, nesta quinta-feira, dia 28, a solenidade de colação de grau antecipada de 228 alunos dos cursos de graduação em Administração, Administração Pública EAD, Agronomia Maringá, Agronomia Umuarama, Artes Cênicas Parfor, Biomedicina, Bioquímica, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Design, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Filosofia, Filosofia Parfor, Geografia, Informática, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia EAD, Pedagogia Parfor, Psicologia, Química, Secretariado Executivo Trilíngue, Serviço Social e Zootecnia. A solicitação para antecipação da cerimônia foi em decorrência de os alunos necessitarem do documento para ingressarem em cargos públicos, em cursos de pós-graduação ou assumirem empregos.

Nesta solenidade, três formandas receberam láurea acadêmica, honraria concedida aos alunos que concluíram, ao menos, dois terços das disciplinas com notas iguais ou superiores a nove. Foram elas Melissa Alessandra de Oliveira Cardoso, de Psicologia, Mariane de Moraes Armbrust, de Secretariado Executivo Trilíngue, e Taiane Cristina de Jesus Garcia Scarparo, de Serviço Social. Scarparo foi a juramentista dos novos profissionais.

Basílio Baccarin, paraninfo geral da formatura de 2015, que será realizada em 14 e 15 abril, no Parque de Exposições, em Maringá, saudou os atuais formandos e aos pais. Comentou sobre sua satisfação de ter feito parte da história da UEM desde o seu primórdio. Relembrou as reuniões no Colégio Gastão Vidigal que culminaram na criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, um dos embriões da UEM. Comentando ser um privilégio ter feito parte da criação da UEM e de vários cursos de graduação, conclamou os novos formandos a honrarem e a se orgulharem da UEM.

O reitor Mauro Baesso disse que esta é uma fase importante para os novos profissionais e desejou que eles tivessem sucesso e que fossem felizes, lembrando que estavam recebendo diploma de uma das melhores universidades do País. Aproveitou a ocasião para convidar os alunos a retornarem à Universidade em um dos vários cursos de pós-graduação. Destacou que, com a evolução do conhecimento, os profissionais não podem ficar parados e devem buscar o aperfeiçoamento sempre. Outro aspecto destacado por ele foi a ética, tanto pessoal, como moral, quanto intelectual. Para o reitor, a ética é imprescindível. Baesso falou também sobre a importância das universidades públicas e gratuitas e sobre grande parcela de jovens que não têm acesso a elas. O reitor finalizou seu discurso informando sobre as melhorias na infraestrutura, como a duplicação da capacidade de leitos no Hospital Universitário e a reabertura do Restaurante Universitário.