Mesa de abertura do Simpósio

Foi aberto, ontem (27), o Simpósio de Teoria de Lie e Aplicações, promovido pelo Departamento (DMA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática (PMA) da Universidade Estadual de Maringá. O evento visa, principalmente, a divulgação da pesquisa e a interação entre os pesquisadores da área. Com esse objetivo, o Simpósio reúne alguns dos mais importantes cientistas que pesquisam a Teoria de Lie.

Carlos Braga exibe a homenagem ao lado de Marcelo Escudero Hernandez

O destaque na abertura foi a homenagem prestada aos professores Carlos Braga e Osvaldo Germano do Rocio. Os dois completam 60 anos e receberam certificados de Honra ao Mérito pela contribuição à pesquisa, docência e formação de recursos humanos ao longo da carreira acadêmica. A homenagem foi entregue pelo presidente da Sociedade Paranaense de Matemática, Marcelo Escudero Hernandez, que também é coordenador do PMA.

Osvaldo Germano do Rocio ao lado de Marcelo Escudero Hernandez

Também participaram da cerimônia de abertura o reitor, Mauro Baesso; o vice-reitor, Julio Damasceno; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Célia Regina Granhen Tavares; o diretor-adjunto do Centro de Ciências Exatas, Cláudio Celestino de Oliveira; a chefe do DMA, Alexandra de Oliveira Abdala Cousin, o coordenador do evento, Josiney Alves de Souza, entre outras autoridades. O Simpósio, que segue até sexta-feira (29), no auditório Adelbar Sampaio, Bloco F-67, no câmpus universitário, conta com palestras de divulgação científica, espaço para discussões entre os participantes, abrindo oportunidades de construção de novos projetos e parcerias, resultando potencialmente em novas produções científicas na  área.

Homenageados – Os homenageados têm um papel importante na consolidação do grupo de pesquisa em Teoria de Lie. Ambos ajudaram a executar o projeto Procad-Capes intitulado Teoria de Lie e Aplicações, que é uma referência importante na área.

Braga começou sua carreira na UEM em 1985. Acumula uma produção científica que engloba vários artigos publicados em periódicos qualificados, um livro intitulado Estruturas Algébricas: com ênfase em elementos da Teoria de Lie, em co-autoria com Alexandre José Santana, entre outras produções bibliográficas. Teve o trabalho reconhecido pela concessão de bolsas de produtividade da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por dois editais.

Rocio começou a trabalhar no DMA em 1982. Já publicou diversos artigos científicos e vários resumos em anais de congressos. Também foi bolsista pesquisador da Fundação Araucária, incentivou a criação do evento “Escola e Workshop de Teoria de Lie e Aplicações”, participou e trabalhou na organização de vários eventos científicos, além de participar em dezenas de bancas de mestrado, doutorado e de seleção de professores.

Também participou, por duas gestões, da direção do Centro de Ciências Exatas e do Conselho Administrativo, e por uma gestão da Coordenação da Graduação de Matemática e do Conselho de Ensino e Pesquisa. No Conselho Universitário ficou por várias gestões. Na atual gestão, ele ocupa o cargo de Assessor Especial de Projetos Estratégicos.

Para outras informações acesse o site do evento ou entre em contato pelo fone (44) 3011 4504.