O Departamento de Física da Universidade Estadual oferece o curso de extensão Introdução à Física Moderna e à Física de Partículas Elementares: aplicações ao ensino médio, que será ministrado no período de 4 a 15 de abril. O curso é gratuito e terá a participação do físico nuclear Helio Takai, que irá ministrar e coordenar as aulas teóricas e experimentais. Takai se dedica à pesquisa sobre partículas elementares há quase 30 anos no Laboratório Nacional de Brookhaven, em New York, nos Estados Unidos.  Recentemente, ele participou da descoberta do Bóson de Higgs, por meio do experimento Atlas (A Toroidal LHC ApparatuS) no Large Hadron Collider, atualmente o acelerador de partículas de maior porte em funcionamento no Laboratório Europeu de Física de Partículas.

As inscrições podem ser feitas até 1º de abril, neste link.  Como há limite de vagas em algumas atividades, será respeitada a ordem dos inscritos para a formação da turma.

O curso está estruturado em cinco módulos: aulas teóricas abordando uma introdução à física de partículas elementares; atividades experimentais abordando temas de física moderna com possibilidade de aplicação no ensino médio; apresentação de trabalhos dos alunos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física; apresentação de trabalhos do alunos do PIBID; Mostra “Não é mágica, é Física”, que será aberta a todos os participantes e comunidade externa.

Entre o público alvo estão acadêmicos de graduação e de pós-graduação e professores do ensino médio. Os profissionais da área terão a oportunidade de atualizar os conhecimentos em Física de partículas elementares e de Física Moderna, participando de atividades experimentais que poderão ser inseridas em sala de aula nas escolas de ensino médio.

Para outras informações procure a secretaria do Mestrado Profissional em Ensino de Física, no Bloco G-56, sala 22, câmpus universitário. Ou acesse o site www.dfi.uem.br. Contatos também pelo fone 44 3011-5900.