O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Administração e Previdência (Seap), criou o Portal da Central de Estágio que é o canal de relacionamento do governo com a comunidade estudantil de ensino médio, técnico e superior, com as instituições de ensino e com os órgãos da administração pública direta e autárquica quanto à realização de estágios profissionalizantes.  

Para se cadastrar em vagas disponibilizadas pela Central de Estágio, os estudantes devem observar alguns critérios obrigatórios, referentes tanto ao estudante como à instituição de ensino. O cadastro deve ser efetuado apenas pelo estudante e não por terceiros.  

A instituição de ensino a qual o estudante é vinculado deve estar, obrigatoriamente, cadastrada junto à Central de Estágio, procedimento que é realizado exclusivamente pela instituição, por meio de Termo de Convênio, firmado entre a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência/Central de Estágio/Instituição de Ensino.  

É dever da instituição de ensino manter seu cadastro atualizado, informando sobre mudanças de diretorias e responsáveis, criação de novas unidades e novos cursos. A solicitação do Termo Convênio junto à Central de Estágio por parte da instituição deve ser realizada neste endereço eletrônico www4.pr.gov.br/gee/jsp/frm_solicitacao_convenio.jsp, onde estão informadas a tramitação e toda documentação necessária para a assinatura do Termo de Convênio, que não implica nenhum tipo de custos. Outras informações na Central de Estágio do Paraná podem ser consultadas no site www.centraldeestagio.pr.gov.br/ ou e-mail centraldeestagio@seap.pr.gov.br.    

Vagas na UEM

A Universidade Estadual de Maringá firmou convênio com a Central de Estágios e disponibiliza 254 vagas aprovadas para o ano letivo de 2016, que serão distribuídas gradualmente pelos diferentes setores da Universidade. As vagas são para acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UEM ou de outras Instituições de Ensino Conveniadas. Os estudantes interessados em realizar estágio na UEM deverão se cadastrar junto ao sistema da Central de Estágio e inscrever-se em vaga ofertada pela instituição, neste link www4.pr.gov.br/gee/jsp/frm_cada.jsp. As bolsas são ofertadas na modalidade de 4 horas ou de 6 horas diárias, conforme especificação do setor.  O valor da hora é R$ 5,90.  

Já há vagas ofertadas para diversos cursos, devendo o estudante observar o período de inscrição que dura até 3 dias, conforme oferta do setor. As vagas disponíveis podem ser consultadas nesse link http://www4.pr.gov.br/gee/jsp/frm_busca_vagas.jsp 

Fonte: Seap e UEM