Depois de mais de três anos, o Restaurante Universitário volta a funcionar. A reinauguração está marcada para a próxima terça-feira, dia 29. Nas duas primeiras semanas, será servido apenas o almoço. A partir do dia 11 de abril, quando inicia o ano letivo na UEM, serão duas refeições diárias: almoço e jantar.

servidores trabalham na limpeza para a reinauguração

Por enquanto, a equipe de funcionários trabalha na limpeza, organização e nos últimos retoques para que tudo esteja em ordem na reinauguração. O clima de expectativa aumenta a cada dia, diz Rozilda das Neves Alves, diretora de Assuntos Comunitários. É justificável, considerando o longo tempo de paralisação. Mas não é só isso, o setor passou por mudanças significativas que vão além da ampliação do espaço físico. Houve, por exemplo, aquisição de equipamentos mais modernos, melhoria no acondicionamento de alimentos e no fluxo de materiais e produtos, instalação de novas câmaras frias, entre outras medidas. Todas essas as mudanças demandam logísticas que precisam estar bem afinadas para o bom funcionamento do setor.

As obras de ampliação e reforma do local foram iniciadas em março de 2013. A suspensão do atendimento, no entanto, ocorreu em janeiro daquele ano. Na época o RU contava com 650 lugares. Com a reforma, a capacidade do local subiu para 800 lugares.

Ontem (22), o reitor Mauro Baesso assinou uma Portaria estabelecendo os preços das refeições, que foram divididos por categorias. Estudantes de graduação e pós-graduação da UEM e servidores que recebem até três salários mínimos irão pagar R$ 4,00. Servidores com salários maiores do que três salários mínimos irão pagar R$ 7,00. Para os demais usuários a refeição irá custar R$ 15,00. O reitor informa que esses valores são provisórios e caberá ao Conselho de Administração da UEM estabelecer os preços definitivos.

A reforma incluiu aquisição de equipamentos mais modernos, melhoria no acondicionamento de alimentos e no fluxo de materiais e produtos

Servidores - O Restaurante Universitário reabrirá com uma equipe de 46 servidores, cinco a mais na comparação com 2013, quando o restaurante fechou para reforma. Esses servidores passaram por treinamentos setorizados, como, por exemplo o curso de segurança alimentar em cozinha industrial, oferecido pela Divisão de Treinamento e Desenvolvimento, setor ligado à Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários da UEM.

A proposta é que além dos investimentos em infraestrutura física, o quadro funcional também receba a atenção devida. E, desse modo, o RU esteja inteiramente dentro dos padrões exigidos em saúde e segurança.