O reitor Mauro Baesso, da Universidade Estadual de Maringá, participa da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, nesta segunda-feira, dia 28, a partir das 14h30. A Alep abriu um espaço de meia hora para o reitor falar sobre a importância da Instituição para o desenvolvimento educacional e socioeconômico do Paraná. A Rádio UEM FM (106,9 MHz) vai transmitir a fala do reitor ao vivo.

A manifestação do reitor atende a pedidos do deputado Evandro Araújo (PSC), membro titular da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Alep. O deputado destaca a importância da participação de Baesso pelo fato de a UEM ter 25 mil alunos e ser uma das quatro universidades que mantêm hospitais universitários. “O HU de Maringá é referência no atendimento da população da região Norte do Estado. Recebe pacientes de 30 municípios da região. A unidade também atua como hospital-escola, destacando-se na área de ensino e pesquisa”.

A UEM é uma das mais importantes Universidades do Brasil e está representada não apenas no município de Maringá, onde se localiza o câmpus sede, mas também em outros municípios e regiões do Paraná, sendo, portanto, uma Universidade multicâmpus. Fisicamente presente em sete municípios da região Noroeste do Paraná, oferta diversos cursos de graduação, pós-graduação e desenvolve projetos de pesquisa e extensão, além do ensino.

Criada em 1969, fruto da ação de lideranças locais e estaduais que vislumbravam um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do interior do Paraná, a Instituição cresceu rapidamente e assumiu sua missão na formação humana e intelectual de pessoas, além da produção científica e tecnológica. Acumulou, assim, um patrimônio científico, cultural e econômico que se reflete diretamente nas comunidades dos municípios onde atua, além de ultrapassar fronteiras ao produzir conhecimento capaz de alavancar o desenvolvimento, gerando emprego e renda à população. Universidade pública, gratuita e de qualidade, tem gerado dia a dia conhecimento científico, tecnológico, educacional, sendo patrimônio cultural e regional agregado à sociedade paranaense.