A UEM firmou convênio com a Universidade de Alabama em Birmingham, nos Estados Unidos, nesta terça-feira, dia 29. O documento, já assinado pela reitora Linda Lucas, foi trazido pela professora Isabel Iscarinsi Searles. Pela UEM, o acordo foi assinado pelo reitor Mauro Baesso.

O acordo permite intercâmbio acadêmico entre estudantes, pesquisadores e funcionários de ambas instituições; colaboração em eventos, pesquisas, projetos, materiais, documentações e publicações em áreas de interesse mútuo; entre outros.

A professora Márcia Consolaro, do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina da UEM, já desenvolve o projeto Auto Coleta e Testes de HPV em Mulheres não Rastreadas: estudos de viabilidade no Brasil, com colaboração de Searles. Outros projetos poderão surgir com o convênio.

Searles informou que o Centro de Câncer da Universidade de Alabama tem interesse em fortalecer pesquisas na área com alguns países como o Brasil, Egito, Sri Lanka e China. A intenção é fomentar a globalização dos estudos em câncer.

Baesso comentou sobre a necessidade da sinergia inicial para que a parceria aconteça e sobre algumas peculiaridades de convênios internacionais, principalmente relacionadas com a mobilidade estudantil.

Participaram da solenidade, além de Baesso, Consolaro e Searles, a diretora-adjunta do Centro de Ciências da Saúde, Sandra Pelloso, e a encarregada de convênios e projetos internacionais da UEM, Eliane Araújo Sbardellati.