Fotos: Alep O reitor Mauro Baesso destacou a importância para o desenvolvimento educacional e socioeconômico do Paraná da Universidade Estadual de Maringá, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, nesta segunda-feira, dia 28. A manifestação do reitor atendeu a proposição dos deputados Evandro Araújo e Tercílio Turini.  

Baesso iniciou sua fala destacando que a UEM, desde sua nascência, sempre quis ser protagonista, o que significa não ser somente repassadora de conhecimento. Ressaltou que esse desafio tem colaborado com a transformação e o desenvolvimento da região em que a Universidade está inserida. Disse que uma sociedade livre escolhe seus caminhos e não apenas reproduz o conhecimento.  

O reitor comentou que a UEM e as demais universidades estaduais são responsáveis pelo o que o interior do Estado é hoje. Além disso, repassou informações sobre a Instituição e o reconhecimento que recebe em vários rankings. Citou, por exemplo, o Ranking Universitário da Folha de São Paulo do ano passado que classificou a UEM como a 24ª melhor instituição de ensino superior do Brasil, a 22º melhor em ensino, a 25ª em pesquisa, a 14ª em inovação. Informou que o Paraná tem quatro programas de pós-graduação nota 6, dos quais, dois são da UEM.  

A UEM tem 149 bolsistas produtividade. Segundo o reitor, isto significa que muitos deles são lideranças internacionais. Em termos de propriedade intelectual, a Universidade tem 92 pedidos de patente. Em breve, estará em ação a Agência de Inovação Tecnológica, que trará melhoria tecnológica. O complexo de saúde também foi lembrado por Baesso, que finalizou sua fala solicitando apoio em relação a recursos para as universidades.  

A fala do reitor pode ser vista neste link.