Maurício Chaves, Roberto Pupin (prefeito), Barros, Cida Borghetti (vice-governadora) e Mauro Baesso

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Baesso, e o superintendente do hospital universitário, Maurício Chaves Júnior, que acompanharam, ontem (15), no Hospital Municipal, a audiência pública sobre a gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, entendem que a proposta dele em priorizar a competência e eficiência da gestão no Ministério se alinham com o planejamento na gestão do HU da UEM.

Para Chaves Júnior, a preocupação do ministro está em sintonia com a proposta da superintendência do HU em criar o Centro de Doenças Crônicas e Raras, tornando o hospital universitário referência para o Estado nesta área de atuação.
Segundo ele, a demonstração de competência do hospital para a execução desta tarefa está na excelência do ensino nos cursos da área de saúde, incluindo o de medicina, comprovada por meio das avaliações periódicas do Ministério da Educação (MEC).
A audiência foi no Hospital Municipal de Maringá

"Temos competência, mas faltam os recursos", diz Chaves Júnior, que afirma ter conversado com o ministro sobre esta questão. Tanto o superintende quanto o reitor consideraram positiva a atitude do ministro em convocar a audiência pública, a primeira de uma série que Barros agendou em várias cidades brasileiras para ouvir os gestores do SUS.