Numa solenidade realizada nesta sexta-feira (20), no auditório Dacese, às 8h30, foi aberto o II Seminário de Integridade Científica dos Programas de Pós-Graduação em Saúde, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A palestrante Renata Gonçalves Curty, do Departamento Ciência da Informação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), abordou o tema “Ciência orientada a dados: um novo olhar para a comunicação científica”.

A cerimônia contou com a presença de coordenadores de pós-graduação, representante da reitoria, e pesquisadores, entre eles o diretor de pós-Graduação, Antonio Carlos Bento, que refletiu a respeito da importância de integrar informações para que assim melhore o sistema produtivo.
A professora Terezinha Svidzinsk, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), falou sobre a importância de um evento que une informações, esclarece dúvidas e reflete sobre o tema na área da saúde. Svidzinsk ainda reforça que este é um evento de trabalho e não de divulgação.
A palestrante Renata Curty

O vice-reitor da UEM, Júlio César Damasceno, diz que, mesmo na dificuldade, os coordenadores e alunos da pós-graduação conseguiram ajudar a universidade a ganhar caminho e seguir em frente.
Na palestra, Renata Curty falou sobre a importância da ciência orientada a dados, possibilitada pela tecnologia. Segundo a palestrante, existem plataformas em que os pesquisadores disponibilizam os dados de sua pesquisa com o objetivo de compartilhamento; assim não é preciso mais esperar a publicação da mesma. “Dados são os pilares para a pesquisa científica”, diz Curty.
A segunda etapa do evento será no dia 25 de maio, às 14 horas, também no auditório Dacese, com a palestra “Revistas, eventos e livros predatórios e seus prejuízos à pesquisa e à pós-graduação”, do professor Ronaldo Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).