A palestra ocorreu no anfiteatro do CTC, bloco C-67

Na palestra que marcou, nesta sexta-feira (20), a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PEG), da Universidade Estadual de Maringá, a professora Sandra Regina Salvador Ferreira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), enfatizou, entre outras coisas, a relevância do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e destacou a importância do órgão na formação de pessoal qualificado no Brasil.

Para Sandra Regina, o portal de periódicos representa o que existe de mais novo no mundo sobre a pesquisa científica nas diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de uma biblioteca virtual que reúne o melhor da produção científica internacional e o coloca à disposição das instituições de ensino e pesquisa em todo o País.
Conta com um acervo de mais de 38 mil títulos, com texto completo, 123 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
Sandra Regina, professora da UFSC

Na palestra, ocorrida no anfiteatro do Centro de Tecnologia, a professora falou também das preocupações da Capes, como por exemplo quanto ao processo de avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e da produção científica. Fez um histórico do órgão, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), citando inclusive a crise pela qual passou a Capes, em 1990, quando foi fechada por um mês.
Coordenadora adjunta da área de Ciência de Alimentos na Capes, Sandra Regina discorreu também sobre as particularidades da área de ciências de alimentos no tocante ao processo de avaliação coordenado pelo órgão do MEC.

A aula inaugural reuniu, na plateia, alunos e docentes dos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PEG) e de Ciência de Alimentos (PPC), da UEM, incluindo autoridades como o diretor do Centro de Tecnologia (CTC), Ricardo Silva; o diretor de pós-graduação da UEM, Antonio Carlos Bento; e a chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos, Monica Scapin.