Giuliano, Yara e Mauro Baesso

Uma obra minuciosa sobre a recreação, unindo a teoria e a prática, por meio do relato da experiência de 23 profissionais, incluindo seis formados em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é um dos mais recentes livros à disposição dos interessados no assunto.

Com o título "Recreação Total", tem a coordenação do professor e empresário Hani Awad e do professor do Departamento de Educação Física (DEF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Giuliano Pimentel.
Nesta terça-feira, o reitor Mauro Baesso recebeu a visita de Pimentel e da educadora física Yara Maria Kuster, ex-professora da UEM, uma das colaboradoras da publicação. A professora Lenamar Vieira, do Departamento de Educação Física, também participou da visita. O reitor recebeu um exemplar da obra, que será lançada, nesta terça-feira (24), às 19 horas, no auditório Dona Etelvina (bloco 7), na Unicesumar.
De acordo com Yara, o lançamento da obra veio coroar o 6º Seminário de Estudos do Lazer , aberto, ontem (23), e que será encerrado, amanhã (26), na UEM, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Além de Pimentel, Hani Awad e Yara, "Recreação Total" tem textos escritos por outros educadores físicos formados pela UEM: Marcos Ruiz da Silva, Carlos Gomes de Oliveira (Rosa) e Cleber Mena Leão Junior.
Publicado pela Editora Fontoura, de São Paulo, o livro aborda estratégias recreativas consagradas, novas áreas de atuação e conhecimento inédito. Oferece aos leitores material atualizado sobre a recreação em suas múltiplas manifestações e desafios, conforme diz a sinopse do livro.
Cada profissional escreveu um capítulo, relatando o trabalho desenvolvido frente à temática. Eles compartilham seus estudos e experiências, na busca de tornar as práticas recreativas mais amplas e acessíveis a todos.
A obra inicia com um texto introdutório sobre indicativos históricos da recreação. Na sequência, são oferecidos 23 capítulos teóricos acompanhados de 230 propostas de atividades prática, separadas em três categorias: conteúdos, grupos e espaços.
Os interessados em iniciar ou aprofundar seus conhecimentos frente à recreação poderão conhecer e recriar os conteúdos privilegiados para a ação formativa, junto a grupos específicos como o infantil, a terceira idade e pessoas portadoras de deficiência, em diferentes espaços, desde escolas, clube, hotéis até acampamentos, condomínios e empresas.
A ideia é que a obra possa servir de suporte didático para qualificar a formação e a atuação profissional na área, particularmente atividades e programações recreativas que contribuam para potencializar e compreender cada interesse, público e ambiente na recreação.