Começam, na próxima quinta-feira (2), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o I Simpósio “Psicologia e Trabalho: Dimensões Sociais e Subjetividade” e o I Encontro do “Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho”.

Com mais de 100 pessoas inscritas, o evento, que prosseguirá até sexta-feira (3), é promovido pelos grupos de pesquisa "Psicologia e Trabalho: Dimensões Sociais e Subjetividade"; e "Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho (LIST)", como ações de fortalecimento e desenvolvimento de suas atividades.
Estes grupos são compostos por pesquisadores atuantes em várias instituições, como as universidades estaduais de Maringá (UEM), de Londrina (UEL),  e Estadual Paulista (Unesp)/câmpus de Assis, além das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) e da Faculdade da Alta Paulusta (Fadap).
Tanto o Simpósio como o Encontro buscam contribuir com a promoção de conhecimentos e a produção de saberes no campo de pesquisas e atuação presentes na convergência entre Psicologia e Trabalho.
Além disso, visam a fomentar discussões que atentem para a complexidade das relações entre Trabalho e Subjetividade, em especial as que figuram no contexto contemporâneo de transformações do Trabalho.
Outro objetivo é identificar as dimensões sociais presentes nas transformações do Trabalho contemporâneo e sua relação com os processos de subjetivação e saúde.
O evento tem, ainda, a finalidade de promover conhecimentos e saberes que atentem para a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e alinhados com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde; e fortalecer a concretização da formação dos grupos de pesquisa institucionais e do Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho (LIST).
A programação reunirá palestrantes de renome na área, como José Antônio Damásio Abib, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Ricardo Antunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Edith Selligmann Silva, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além das palestras, acontecerão mesas redondas, comunicações orais, atividades culturais e fórum de encerramento. As inscrições serão aceitas até a data de início do evento. Outras informações no site  www.eventos.uem.br/index.php/spsi2.