A UEM, juntamente com outras instituições de ensino superior (IES) estaduais, está ministrando três cursos de capacitação no Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social, o CapacitaSUAS, coordenado, em âmbito nacional, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 

O Programa está na segunda edição e as atividades tiveram início no último dia 10 de maio. Para oferecer o curso, as universidades foram contratadas pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, com recursos do MDS.
Um dos cursos é "Introdução ao Exercício do Controle Social", o outro intitula-se "Atualização em Vigilância Socioassistencial e Curso" e o terceiro curso denomina-se "Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e Brasil Sem Miséria".
Profissionais da assistência social no momento da inscrição para um dos cursos

Os três cursos, com duração de 40 horas cada, atenderão a 930 profissionais e conselheiros das regionais de Maringá, Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão e Umuarama.   
Eles tem o objetivo de possibilitar a consolidação do Sistema Único da Assistência Social, por meio do qual o Estado e a sociedade brasileira avançam na construção de uma nação mais justa e igualitária. Nesta tarefa, estão envolvidos professores, especialistas, técnicos e profissionais ligados à Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS. Os cursos ocorrem em todos os estados e no Distrito Federal.
Outras informações podem ser obtidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGC), pelo telefone (44) 3011- 8905, ou no "capacitasuas@uem.br".