Da esquerda para a direita: Antonio Paulino do Santos Júnior, Elias Gomes, Mauro Baesso e José Couto Filho acompanham a ligação do novo transmissor

A partir de hoje (3), a Rádio UEM FM (106,9 MHz) começa a operar com 6 kW de potência. Isso significa que a emissora terá maior raio de abrangência de sintonia, atingindo também parte dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A ligação do novo transmissor foi acompanhada pelo reitor da UEM, Mauro Baesso, pelo assessor de Comunicação Social da Universidade, Elias Gomes, pelo coordenador da UEM FM, Antonio Paulino do Santos Júnior e pelo técnico em radiodifusão, José Couto Filho.

A UEM FM opera, hoje, com apenas 1 kW, alcançando um raio de 50 quilômetros. Com a nova potência amplia a área de abrangência para um raio de 250 quilômetros. Baesso comentou que a ampliação vai possibilitar que a programação da Rádio chegue aos câmpus regionais da Universidade, permitindo o acompanhamento de todo o trabalho que é realizado pela equipe da emissora.

Segundo o coordenador da UEM FM, a solicitação de aumento de potência foi encaminhado para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) há alguns anos. A autorização saiu depois que a UEM adquiriu um transmissor que desse suporte à nova potência. Vale destacar que a emissora ainda passou pela atualização do software utilizado, que melhora a qualidade do som.

História - A UEM FM completa, neste ano, duas décadas de fundação. Em 4 de dezembro de 1996, às 20 horas, após um ano da liberação da concessão, “Chega de Saudade”, o tema clássico da bossa nova de Tom Jobim e Vinicius de Moraes foi ouvido na solenidade de inauguração da emissora que, na época, passou a operar em caráter experimental, das 8 às 18 horas.

No início, um pequeno transmissor de 250 Watts e antena de transmissão com quatro elementos cedidos, em regime de comodato, respectivamente pela Rádio Educativa do Paraná e pela Rádio Universidade Estadual de Londrina, levava para a comunidade universitária e local os programas produzidos no estúdio da Rádio.

Com novos e mais modernos equipamentos, atualmente, a emissora opera 24 horas ininterruptamente, procurando garantir uma programação rica e variada. Peças musicais populares brasileiras de várias épocas, gêneros e estilos dão o tom aos programas que, somados às notícias da UEM e região, compõem a UEM-FM.