Em cerimônia ocorrida, na última sexta-feira (3), na Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), alguns cursos de graduação receberam a premiação pelas atividades desenvolvidas durante o Trote Solidário 2016, realizado como parte da Semana de Integração, para recepcionar os calouros, visando integrar os novos estudantes ao ambiente universitário.

Os cursos de Moda e Design ficaram em 1º lugar, dividindo o prêmio de R$ 1.500,00, o de Ciências Biológicas em 2º lugar, com R$ 1.000,00, e o de Engenharia de Produção em 3º lugar, recebendo R$ 500,00.  A comissão julgadora das propostas foi composta por representantes das pró-reitorias de Ensino (PEN); e de Extensão e Cultura (PEC); e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).
O reitor Mauro Baesso destacou a importância da Semana da Integração e parabenizou os alunos dos cursos vencedores, que desenvolveram diversas atividades no período de recepção aos calouros.
Uma das atividades foi a criação, pelos cursos de Moda e Design (1º lugar) de jogos pedagógicos e mobiliários (sofá e almofadas) para doação a uma instituição de atendimento de crianças carentes. Este trabalho incluiu um dia de recreação, envolvendo a utilização dos jogos confeccionados, atividades pedagógicas e palestra educativa sobre “Prevenção contra o abuso sexual infantil”, além da doação de brinquedos, roupas, alimentos, ração, entre outros, para entidades assistenciais e ONGs protetoras de animais.

Os dois cursos fizeram, ainda, uma pequena reforma na sede da Sociedade de Assistência Social, Beneficente, Educacional e Maternal de Cianorte (Sasbemc), transformando uma parede em lousa, para as crianças desenharem com giz e, finalmente, reformaram o centro acadêmico e a secretaria que atende os alunos dos cursos.
Outra atividade, premiada em 2º lugar, desenvolvida pelo curso de Ciências Biológicas, foi a formulação de um projeto piloto de política ambiental para a UEM, baseado na criação de jardins suspensos e verticais, com a finalidade de revitalizar o espaço físico do centro acadêmico e seu entorno. Fez parte do projeto, ainda, a retirada de garrafas pet utilizáveis para a atividade e o recolhimento e o descarte de lixo passíveis de risco por causa do mosquito aedes aegypti. Os acadêmicos arrecadaram também a ração que foi destinada à instituição Protetores Independentes de Maringá.
Uma terceira atividade de destaque no Trote Solidário, premiada com o 3º lugar, desenvolvida pelo curso de Engenharia de Produção, foi a festa de recepção aos calouros, além de palestras sobre as diversas ênfases do curso, visitação aos espaços da UEM, arrecadação de brinquedos e livros e caixas de leite que foram doados à ONG "Pescadores de Vidas" que atende crianças carentes de Sarandi.
Durante a Semana de Integração, os cursos vencedores e outros cursos se mobilizaram também na campanha de doação de sangue para o Hemocentro Regional.
Para as pró-reitorias de Ensino e de Extensão e Cultura, eventos dessa natureza devem se multiplicar na UEM e servir de exemplos para outros cursos e instituições de ensino, estimulando ações de solidariedade e compromisso social.
Patrocinado pela Caixa Econômica Federal, o Trote Solidário foi organizado pela PEN, PEC, Assessoria de Comunicação Social (ASC), Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM (AMB), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Núcleo de Empresas Juniores (NEJ-UEM), Comitê Ambiental da UEM e Proação.