Será aberto, nesta quarta-feira, dia 8, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá, o 4º Colóquio Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários (Cielli). A solenidade de abertura terá início às 13h30 no auditório do Bloco C-67. Logo em seguida, Carlos Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra, profere a conferência O destino da personagem: vida e sobrevida em contexto narrativo.

Membro da Real Academia Espanhola, da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Europaea, Carlos Reis leciona Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Estudos Queirosianos. Também é autor de mais de uma dezena de livros, em Portugal, Espanha, Alemanha, França e Brasil. Uma das obras é Pessoas de Livro. Estudos sobre a personagem, que reúne ensaios relacionados com o projeto de pesquisa Figuras da Ficção, desenvolvido no Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras de Coimbra.

O Colóquio segue até o dia 10 e reúne diversos pesquisadores nas áreas de estudos literários e linguísticos como Susy Delgado, poeta, escritora e jornalista, membro da Real Academia de Letras Guarani; John Lachlan Mackenzie, professor emérito da Universidade Livre de Amsterdã; Antonio Sábio Pinillo, pesquisador da Universidade de Granada, na Espanha; entre outros.

Para consultar a programação completa acesse o site do evento.