Em um dos seus mais recentes lançamentos, a Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) traz uma obra sobre o estudo da produção cinematográfica para o público juvenil, escrita pela professora Zuleika de Paula Bueno.

A publicação "Leia o livro, veja o filme, compre o disco: a formação do cinema juvenil brasileiro" considera que o público juvenil é hoje um dos segmentos de consumidores mais importantes da indústria cinematográfica. Pouco se conhece sobre as práticas de consumo dos jovens quando o assunto é cinema. E menos ainda sobre os filmes realizados tendo em vista esse público específico.
Este é um livro sobre a produção cinematográfica juvenil brasileira. O seu objetivo, contudo, não é oferecer uma tipologia ou uma caracterização definitiva dessa produção. "O que entendemos aqui por cinema juvenil é o resultado de uma determinada configuração de processos produtivos, estruturas narrativas, formas de sociabilidade e práticas de consumo existentes no cinema brasileiro num determinado período histórico, no caso, o final da década de 1950 e o início dos anos 1990, que coloca o jovem no centro do debate cultural", relata a autora.
"É nesse sentido que falamos em processos de ‘juvenilização’ da produção cinematográfica brasileira mais do que em convenções ou conformações genéricas do cinema juvenil realizado no Brasil", acrescenta Zuleika.
Conforme observado nesse estudo, uma marca da juvenilização da produção cinematográfica é a sua articulação com outras indústrias da cultura, como a editorial, a fonográfica e a televisiva.
Graduada em Ciências Sociais, a autora tem mestrado em Sociologia e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. É professora UEM, com experiência de pesquisa na área de Cinema e Sociologia da Cultura e atua diretamente em atividades de ensino de Sociologia junto aos acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais e Comunicação na UEM.
Para aquisição diretamente na Livraria Eduem durante o mês de junho, o livro tem 50% de desconto, saindo por R$ 27,00. A livraria fica no bloco F05, aberta das 7h40 às 11h30 e das 13h30 as 17h15. O site é www.eduem.uem.br e fanpage "www.facebook.com/livrariaeduem". Telefone para contato: (44) 3011-4394.