Cerca de 200 estudantes e professores do curso de Comunicação e Multimeios, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lotaram, ontem (7), o auditório do bloco I-12, para a aula inaugural proferida pelo professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo, Norval Baitello Junior.

Na palestra, sobre o tema “De onde vem os (multi)meios da comunicação?”, Baitello disse, por exemplo, que a visão, o tato, o som e o gesto também são formas de se comunicar.
O professor ainda tratou da comunicação primária, como a fala; da secundária, que é tudo o que precisa de suporte para a transmissão de uma mensagem; e da terciária, que se refere às mídias.

"A palestra do Norval Junior irá ajudar em um ciclo de constituição da nossa identidade”, afirmou a professora Ana Cristina da Silva, considerando que o palestrante foi o criador, há 16 anos, do curso de Comunicação em Multimeios da PUC de São Paulo.

Coordenadora-adjunta do curso na UEM, Ana Cristina disse que o que há no curso da Universidade Estadual de Maringá também é fruto do trabalho de Baitello, destacando, ainda, que a aula inaugural era um evento destinado aos estudantes.

O reitor Mauro Baesso ressaltou que hoje se vive no mundo em que a tecnologia é fundamental, mas não se pode esquecer das pessoas. Baesso explica que o maior desafio da reitoria é fazer com que os estudantes usufruam dos meios de comunicação da UEM.
Conforme o reitor, o Brasil passa por um momento economicamente delicado, mas que é preciso corrigir os defeitos e não destruí-los. Baesso defende que, na discussão sobre um modelo de universidade pública, o debate não se restrinja apenas sobre a migração para o modelo de ensino superior privado, mas também sobre a defesa e manutenção do que fundamenta o caráter público, gratuito e de qualidade da universidade, para não colocar em risco o papel de excelência existente nestas instituições públicas.

Diversas outras autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas a coordenadora do curso de Comunicação e Multimeios, Valéria Soares de Assis; e a diretora adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) Sandra Moser. O evento teve o apoio do Centro Acadêmico de Comunicação e Multimeios (CACO).