Carlos Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra Com mais de 1,5 mil inscritos, foi aberto nesta quarta-feira (8), no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá, o 4º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (Cielli). A professora Alice Áurea Penteado Martha, presidente da comissão organizadora, falou sobre a complexidade na organização de um evento dessa proporção, ainda mais no atual cenário de dificuldade para as universidades estaduais do Paraná. A primeira edição foi em 2002, portanto são 14 anos de história do Colóquio, que nesta edição ganhou maior visibilidade com a internacionalização.

O pesquisador Carlos Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra, e coordenador do projeto Figuras da Ficção, no Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras de Coimbra proferiu a conferência de abertura. Falou para um auditório superlotado sob o tema O destino da personagem: vida e sobrevida em contexto narrativo.

Segundo o pesquisador, as personagens ficcionais da literatura sobrevivem aos seus criadores. Elas evoluem e crescem, seja na imaginação dos leitores, seja na cabeça do autor ou nas edições posteriores. E, no mundo moderno, também ganham refigurações transmidiáticas, sobrevindo para além da mídia para a qual foram criadas. É o caso de James Bond, o agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico, criado pelo escritor Ian Fleming, em 1953, e que, nos anos 60, saiu da literatura diretamente para as telas de cinema.

Sob essa perspectiva e dentro dos estudos narrativos, Carlos Reis falou a respeito da figuração de personagens realistas e da refiguração de personalidades históricas. Para além do universo ficcional, falou ainda sobre a representação de figuras midiáticas que, por vezes ganham status de heróis. Como exemplo citou o mundo do futebol, capaz de criar verdadeiros heróis. A solenidade de abertura iniciou por volta das 13h30 no auditório do Bloco F-67.

O Colóquio segue até o dia 10 e reúne diversos pesquisadores nas áreas de estudos literários e linguísticos como Susy Delgado, poeta, escritora e jornalista, membro da Real Academia de Letras Guarani; John Lachlan Mackenzie, professor emérito da Universidade Livre de Amsterdã; Antonio Sábio Pinillo, pesquisador da Universidade de Granada, na Espanha; entre outros.

Segundo informou a presidente da comissão organizadora, o evento recebeu a inscrição de 26 Simpósios de Estudos Linguísticos e 27 Simpósios de Estudos Literários.Na programação ainda constam mesas-redondas, palestras e sessões de comunicação. Além de lançamento de livros.

Para consultar a programação completa acesse o site do Colóquio.