O Hospital Universitário Regional de Maringá aumentou em 30% o número de internações e em 60% o número de cirurgias, beneficiando a população do Noroeste do Paraná. A ampliação ocorreu nos últimos cinco meses e se deu com a reorganização de diversos setores, permitida pela construção de um novo bloco administrativo, um investimento de R$ 5,5 milhões em recursos próprios da Universidade Estadual de Maringá e do Governo do Estado. A obra aumentou a capacidade de atendimento nas alas de enfermaria e no centro cirúrgico. Oficialmente O prédio foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 8.

Na inauguração, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou que a nova estrutura garante melhores condições de trabalho aos servidores e também reflete na qualidade de atendimento à população. "Trata-se de uma obra moderna, que garante estrutura adequada para abrigar os serviços administrativos. Além disso, o remanejamento dos espaços trouxe ganhos para o atendimento, com a abertura de novos leitos. Isso é prova do bom desempenho da gestão", explicou.

Novos investimentos – Na solenidade, Caputo Neto anunciou novos investimentos para fortalecer o parque tecnológico do Hospital. Serão destinados recursos para a compra de um novo tomógrafo, uma ressonância magnética e um aparelho de arco cirúrgico. "Atendendo a uma reivindicação da direção do hospital, vamos entregar esses equipamentos de última geração, que trarão mais qualidade e segurança ao atendimento dos pacientes", assegurou Caputo.

Formação – Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o fortalecimento da estrutura do hospital universitário reflete diretamente na qualidade do ensino ofertado aos acadêmicos da área da saúde.

"O HU oferece a vivência do Sistema Único de Saúde e permite que os nossos acadêmicos apliquem na prática o que estão aprendendo em sala de aula. Por isso, é essencial que eles encontrem condição adequada para o melhor aproveitamento do curso", enfatizou o secretário, acompanhado do reitor da UEM, Mauro Luciano Baesso.

Novas ampliações - Com três andares e uma área total de 2,8 mil metros quadrados, o novo bloco abriga um pequeno auditório, sala de reuniões e salas destinadas às áreas administrativa e financeira, setor jurídico e os serviços de tecnologia, de controle de infecção hospitalar e de segurança do trabalho. Além disso, contempla as divisões de farmácia hospitalar, de atendimento, de internamento, de documentação científica, entre outros.

O superintendente do Hospital Universitário, Maurício Chaves Júnior, explicou que a entrega desta obra faz parte de um amplo projeto de melhorias na estrutura do hospital. "Com recursos próprios e do Governo do Estado, estamos executando uma série de obras em diversos setores. Destaque para a construção do bloco cirúrgico e da clínica adulta, que terá mais 100 leitos", disse o superintendente.

A 1ª etapa da construção do novo bloco cirúrgico deve ser concluída em trinta dias. Os recursos para a segunda fase já estão garantidos, incluindo a verba para compra dos equipamentos. Ao final da obra, o hospital terá 11 novas salas cirúrgicas.

Já a construção da clínica adulta, com 100 leitos, vai dobrar a capacidade do hospital. Iniciada há dois meses, a obra está a pleno vapor e já finalizou a etapa de fundação. O investimento do Governo do Estado é de R$ 14,3 milhões. A previsão é que o novo prédio seja entregue no segundo semestre de 2017.

O reitor Mauro Baesso fez um agradecimento ao apoio do Estado, destacando o empenho dos dois secretários no atendimento às demandas do hospital, e disse ter desenvolvido, junto com a equipe, um trabalho de mobilização, na sociedade civil organizada, sobre a importância da ampliação da capacidade de atendimento do HU.

Falando sobre a necessidade emergente de elevar o número de leitos do HU, o reitor  disse que a atual gestão está avançando nas metas propostas. A construção de 100 novos leitos, por exemplo, está com os recursos garantidos.

Baesso ainda lembrou que 138 novos servidores estão sendo nomeados para o hospital, depois da autorização dada pelo Governo do Estado. A previsão é que até o final de julho todos estejam trabalhando.