A Universidade Estadual de Maringá está na lista das 50 melhores universidades da América Latina, segundo o ranking do Instituto Times Higher Education, divulgado, nesta quinta-feira (7), na Colômbia. No Top 50 da América Latina, a UEM está situada entre a 36ª e 40ª colocação.

A respeitabilidade do ranking se dá principalmente porque ele avalia as áreas que são fundamentais dentro da missão da universidade, abrangendo a excelência do ensino  e pesquisa e a reputação global da instituição.
Para a avaliação, foram utilizados treze indicadores de desempenho agrupados em cinco campos: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento, citação e a visibilidade internacional da instituição.
No caso do ensino, a avaliação levou em conta o ambiente de aprendizagem. No campo da pesquisa, o ranking se baseou no volume da produção científica e na reputação acadêmica. Já, quanto à citação foi considerada a influência da pesquisa e, na questão da visibilidade, pesou, na avaliação, o fator da perspectiva internacional da instituição avaliada.
Para a assessora de Planejamento da UEM, Alice Eiko Murakami, esta divulgação do ranking dá visibilidade à Universidade, mostrando o desempenho e a excelência da instituição, especialmente na questão do ensino e da pesquisa, das publicações e das citações.
Conforme a assessora de Planejamento, os rankings em geral servem inclusive de parâmetros para candidatos estrangeiros interessados em ingressar na Universidade, uma vez que muitos querem saber como está a inserção de uma instituição no cenário nacional e internacional, nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e da inovação tecnológica.

De acordo com o levantamento divulgado pelo Times Higher Education, o Brasil ocupa a metade das 10 melhores lugares no ranking da América Latina. Vale lembrar que a UEM é reconhecida como uma das cinco melhores universidades estaduais públicas do Brasil nos rankings divulgados nos últimos anos.

Acesse o ranking por meio do link