Com a prova de Conhecimentos Gerais, terá início, neste domingo (17), o Vestibular de Inverno 2016 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com 17.505 candidatos inscritos, oriundos dos 26 estados brasileiros. O concurso vai se estender até a próxima terça-feira (19), sempre com início às 9 horas.

A prova de Conhecimentos Gerais terá 40 questões alternativas múltiplas, envolvendo as matérias de arte, biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática, química e sociologia.
Na segunda-feira, os candidatos farão as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Haverá 10 questões de alternativas múltiplas de língua portuguesa, 5 de literaturas em língua portuguesa e 5 questões de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês, de acordo com a opção indicada na ficha de inscrição). Na prova de Redação, os vestibulandos serão solicitados a elaborar a produção de 2 a 4 gêneros textuais.
Encerrando o Vestibular, na terça-feira será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos, com 40 questões de alternativas múltiplas, sendo 20 de cada uma das matérias pertinentes ao curso escolhido pelo candidato. Nos três dias, as provas serão aplicadas das 9 às 13 horas.
A grande maioria dos candidatos, 11.914 pessoas, farão as provas em Maringá. Além do câmpus da UEM, o Vestibular será aplicado na Unicesumar, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Faculdade Cidade Verde e na Feitep (Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional).
Além de Maringá, haverá provas nas cidades de Cianorte (854 candidatos), Campo Mourão (551), Goioerê (237), Ivaiporã (326), Paranavaí (924), Apucarana (1.377), Umuarama (1.246) e Cidade Gaúcha (76).
Organizadora do concurso, a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) está mobilizando cerca de 1.400 pessoas para atuar na fiscalização do evento, todas devidamente treinadas e instruídas pela Comissão. Elas responderão como coordenadores de sede, fiscais de bloco e fiscais de sala/corredor.
Ao todo, aproximadamente 2 mil pessoas estão envolvidas com a preparação deste Vestibular, incluindo os incumbidos pela elaboração e revisão das provas, além dos que trabalharão na avaliação da prova de Redação.