Nos dois primeiros dias do Vestibular de Inverno, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), 2.226 candidatos faltaram às provas, perfazendo 12,72% do total de 17.505 inscritos.

Ontem (17), quando foram aplicadas as provas de Conhecimentos Gerais, o índice de desistência foi de 11,98%, o equivalente a 2.098 pessoas. Segundo a professora Maria Raquel Marçal Natali, presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), trata-se de um índice que está abaixo da média histórica de alguns vestibulares de Inverno da instituição, como o de 2015, com 20,5%; de 2014, com 12,78% e de 2013, com 16,70%. De acordo com a presidente da CVU, não houve registro de ocorrência grave ontem, apenas algumas situações decorrentes da ansiedade dos candidatos. O Ambulatório Médico de Enfermagem da UEM atendeu principalmente casos de indisposição, hipertensão e azia.

O conteúdo das provas aplicadas ontem pode ser visto no site. O gabarito provisório de todas as provas também será disponibilizado, no mesmo endereço eletrônico, a partir de quinta-feira (21), às 15 horas.
Nesta segunda-feira (18), os candidatos estão fazendo as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Haverá 10 questões de alternativas múltiplas de língua portuguesa, 5 de literaturas em língua portuguesa e 5 questões de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês, de acordo com a opção indicada na ficha de inscrição). Na prova de Redação, os vestibulandos serão solicitados a elaborar a produção de 2 a 4 gêneros textuais.

Amanhã, encerrando o Vestibular, será aplicada, também a partir das 9 horas, a prova de Conhecimentos Específicos, com 40 questões de alternativas múltiplas, sendo 20 de cada uma das matérias pertinentes ao curso escolhido pelo candidato. Os candidatos têm até às 13 horas para fazer as provas.
Ao todo, 17.505 candidatos se inscreveram para este Vestibular de Inverno 2016 da UEM, oriundos dos 26 estados brasileiros, disputando 1.470 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação. Em cada curso, turno e câmpus, 20% das vagas são reservadas ao Sistema de Cotas Sociais adotado pela instituição.

Em Maringá, além do câmpus da UEM, o Vestibular está sendo aplicado na Unicesumar, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Faculdade Cidade Verde e na Feitep (Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional).
Além de Maringá, há provas nas cidades de Cianorte, Campo Mourão, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí Apucarana, Umuarama e Cidade Gaúcha.