Os professores Geovanio Rossato e Walter Praxedes, do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lançaram o livro "Fundamentos da educação do campo: história, legislação, identidades camponesas e pedagogia", como parte da série "Caminhos da Formação Docente", das Edições Loyola, de São Paulo.

A obra tem o objetivo de contribuir para o debate sobre o currículo da educação do campo no Brasil, discutindo seus fundamentos a partir de uma abordagem educativa interdisciplinar.
No livro, os autores iniciam com a discussão sobre os pressupostos históricos da educação do campo na sociedade brasileira, seguida por uma exposição sobre as transformações ocorridas na legislação a respeito dos processos educativos dos povos do campo no País.
O passo seguinte foi discutir os processos de construção das diferentes identidades camponesas, recorrendo a alguns pressupostos teóricos da antropologia, da política e da sociologia. Por fim, Geovanio Rossato e Walter Praxedes abordam alguns temas pedagógicos da educação do campo, envolvendo o debate filosófico sobre a concepção de ciência que deve informar o educador do campo, uma discussão de conteúdo linguístico e literário sobre a importância da oralidade nas culturas camponesas.
Rossato é graduado em Ciências Sociais e doutor em Educação. Advogado e filósofo, Praxedes é doutor em Antropologia Cultural e pós-doutor em Antropologia Social.
A série "Caminhos da Formação Docente", coordenada pelo professor Nelson Piletti, da Universidade de São Paulo (USP), oferece subsídios ao aprimoramento da formação e atuação do professor, buscando contribuir para a efetivação de um salto de qualidade no processo educativo.