Com o fim do Vestibular de Inverno 2016, nesta terça-feira (19), com a aplicação da prova de Conhecimentos Específicos, das 9 às 13 horas, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) se prepara para divulgar, na próxima quinta-feira (21), às 15 horas, o gabarito provisório das provas. 

A partir disso, o interessado terá até 24 horas para apresentar recurso no Protocolo Geral da UEM por meio de formulário impresso.
No dia 30 deste mês, vai ser iniciada a correção da prova de Redação, mas, antes, no dia 29, a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) dará o treinamento aos membros da banca avaliadora, composta por cerca de 70 pessoas. A avaliação terminará no dia 4 de agosto.
No dia 8 de agosto, às 15 horas, os candidatos conhecerão a nota da Redação e a imagem digitalizada da prova. Da mesma forma, quem tiver algum questionamento poderá protocolar recurso, apenas por meio eletrônico, no prazo de até 72 horas. As informações completas sobre os procedimentos estão no edital nº 046/2016, da CVU.
O resultado final do Vestibular será divulgado no dia 24 de agosto, às 10 horas. Além da lista dos aprovados no limite das vagas, em primeira chamada, também haverá a publicação do listão geral com a situação de todos os que prestaram o concurso, contendo a aprovação, classificação e a reprovação.
De 24 de agosto a 24 de setembro, os candidatos poderão consultar o desempenho nas provas. As matrículas de quem for aprovado em primeira chamada serão aceitas de 13 a 15 de fevereiro de 2017. As aulas terão início no dia 13 de março de 2017. Todas estas informações estão no Manual do Candidato e poderão ser acessadas por meio do site.
No dia 29 de agosto, a UEM começará a efetuar as inscrições para o Vestibular de Verão e para o PAS (Processo de Avaliação Seriada) 2016.

Calmaria

Ao todo, 17.505 candidatos, dos 26 estados brasileiros, estão prestando o Vestibular de Inverno da UEM, na disputa pelas 1.470 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação.
Na prova de Conhecimentos Específicos, os candidatos deverão resolver 40 questões de alternativas múltiplas, sendo 20 de cada uma das matérias pertinentes ao curso escolhido no ato da inscrição.

Em Maringá, além do câmpus da UEM, o Vestibular está sendo aplicado na Unicesumar, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Faculdade Cidade Verde e na Feitep (Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional). Há provas também nas cidades de Cianorte, Campo Mourão, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí Apucarana, Umuarama e Cidade Gaúcha.
De acordo com a presidente da CVU, Maria Raquel Marçal Natali, até hoje pela manhã o clima era de tranquilidade em todo o Vestibular, sem o registro de ocorrências graves. O índice de faltosos, até ontem, de 12,72% (2.226 candidatos), era considerado um dos mais baixos dos últimos concursos de inverno na UEM.