Com a mesa redonda “Reflexões sobre o feminismo negro”, reunindo a ativista feminista Stéphanie Ribeiro e a blogueira e pesquisadora Eliane Oliveira, prossegue, nesta terça-feira (26), às 19h30, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o evento que discute o empoderamento da mulher negra, aberto, ontem, com uma homenagem especial à cantora Elza Soares.

A mesa de hoje terá a mediação da professora Eloísa de Souza Amaral, do Departamento de História da UEM. A cerimônia de abertura, prestigiada pelo reitor Mauro Baesso, teve também a presença da cantora afro maringaense Maria Carmo Couto Costa. Após a solenidade, foi realizada a mesa redonda “A mulher negra e o empreendedorismo”, com a mediação da professora Marivânia Conceição Araújo, do Departamento de Ciências Sociais da UEM.

Organizado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab), o III Colóquio Feminismo Negro: diálogos sobre o empoderamento da mulher negra termina na próxima sexta-feira (29) e está sendo realizado no bloco I-12, câmpus universitário.

Entende-se por empoderamento a ação social coletiva de participação em debates com o objetivo de elevar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis. No caso a ser tratado no evento, o empoderamento tem a ver com a concepção do poder das mulheres como forma de exigir igualdade de gênero e raça nos variados tipos de atividades sociais, de modo democrático e responsável, visando assegurar o direito das mulheres negras de poderem participar de debates públicos e tomar decisões importantes a seu respeito.

Amanhã (27), haverá a apresentação da peça “Tempos de Cleo”, seguida de debate sobre a segregação da mulher negra nos espaços urbanos, com a professora Ana Lúcia Rodrigues, do Departamento de Ciências Sociais da UEM, e a graduanda Daniara Thomaz, com mediação da Mestranda Lílian Amorim da UEM.

Na quinta-feira, às 19h30 ocorrerá a palestra com Alexandra Baldeh, consulesa da França no Brasil, jornalista e fundadora da ONG Negras Empoderadas, com a mediação da professora Marivânia Conceição Araújo.

Na sexta-feira, será exibido o documentário sobre Elza Soares “O gingado da Nega”, seguido de debate com Laís Fialho, e mediação da professora Salete Gil Azevedo, do Departamento de Geografia da UEM.
Outras informações no Facebook Neiab UEM, no Departamento de Ciências Sociais, bloco G-34, ou pelos telefones (44)3011-4288 e (44) 91641191.