A professora Lurdes Yoshiko Tani Inoue, da University of Washington (Universidade de Washington), nos Estados Unidos, proferiu, nesta segunda-feira (1º), pela manhã, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o início de um curso que aborda conceitos de métodos bayesianos em pesquisas biomédicas realizados na instituição norte-americana.

O curso “Bayesian Methods for Biomedical Research” prosseguirá até quarta-feira (3), sempre das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas no Bloco E-90, e, na quinta-feira (4), no mesmo local, Lurdes fará, a partir das 9 horas, uma conferência sobre o tema “Ensaios Clínicos de Pesquisas sobre o Câncer, realizadas pela University Washington – EUA”.

Os dois eventos são promovidos pelo Programa de Pós Graduação em Bioestatística (PBE). Lurdes é uma pesquisadora que utiliza métodos estatísticos para a investigação biomédica, em especial na área do câncer de próstata.
Formada em estatística, com PhD na área, Lurdes se especializou em inferência Bayesiana (baseada nas teorias do matemático Thomas Bayes, do século 18), um método estatístico no qual o teorema de Bayes é usado para atualizar a probabilidade de uma hipótese com mais provas ou informações. A professora trabalha principalmente com pesquisa do câncer, em especial o de próstata, a segunda maior causa de morte, por câncer, de homens nos Estados Unidos.
Os dois eventos são gratuitos. Outras informações podem ser obtidas pelo site ou telefone (44) 3011-5450.