A professora Terezinha Estivalet Svidzinski, do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), receberá, na próxima sexta-feira (2), o título de Biomédico Honorário, durante o I Fórum Biomedicina In Foco em Maringá - PR.

A honraria será concedida pelos conselhos federal e estadual de Biomedicina. O evento, previsto para ter início às 8 horas, será realizado no auditório da CAE/PDE, bloco B-33, câmpus da UEM. Graduada em Farmácia-Bioquímica, Terezinha (foto) será homenageada pela trajetória de 34 anos de atuação na área. Além de atuar na graduação, a professora está ligada a dois programas de pós-graduação, desenvolvendo pesquisas no estudo de fungos, especialmente em relação às infecções causadas por esses organismos. Segundo Terezinha, a partir das mudanças ocorridas no currículo do curso de Farmácia, e do surgimento do curso de Biomedicina na UEM, em 2011, a atuação dela, como pesquisadora, no segmento da biomedicina, ganhou mais relevância. O profissional de Biomedicina faz a interface entre as ciências biológicas e a área de Medicina. A partir da triagem feita pelo médico, no atendimento clínico, o biomédico faz o complemento do diagnóstico, por meio da  investigação desenvolvida em laboratório. A professora entende que a homenagem que receberá representa a coroação do trabalho que ela desenvolveu ao longo da carreira. Embora esteja prestes a se aposentar, Terezinha ainda deseja permanecer na docência, atuando como professora voluntária. Ela defende a interação entre a experiência dos professores que estão deixando a Universidade e a jovialidade dos que estão iniciando a carreira.