Amanhã (2), a Secretaria de Saúde do Município de Maringá vai aplicar, gratuitamente, no câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), das 13 horas às 16h30, a primeira dose da vacinação contra a dengue, de um total de três, no intervalo de seis meses entre uma e outra.

A aplicação ocorrerá nas dependências da cantina do Restaurante Universitário. A vacina é destinada às pessoas com idade entre 15 e 27 anos. Os interessados deverão apresentar a Carteira de Saúde, Cartão SUS e o RG.
A vacina contra dengue previne a manifestação do vírus. A doença pode levar a complicações sérias, dependendo de sua infecção, e a vacina é uma forma de prevenir a doença, principalmente suas formas mais graves.
Somente uma vacina foi licenciada no Brasil, desenvolvida pela empresa francesa Sanofi Pasteur. Ela é feita com vírus atenuados e é tetravalente, ou seja, protege contra os quatro sorotipos de dengue existentes. A vacina tem a estrutura do vírus vacinal da febre amarela, o que lhe dá mais estabilidade e segurança.
Vacinas com o vírus atenuado são aquelas que diminuem a periculosidade do vírus, garantindo que ele não cause doenças, mas sejam capazes de gerar resposta imunológica, fazendo com que o organismo da pessoa reconheça o vírus e saiba como atacá-lo quando a pessoa for exposta a sua versão convencional (com informações do portal "minhavida.com")