Cada uma das sete universidades estaduais paranaenses destina seis vagas nos cursos de graduação para pessoas pertencentes às comunidades indígenas localizadas no Estado e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta dez vagas para indígenas de todo o território brasileiro. Todas as vagas são suplementares, ou seja, não são retiradas daquelas regulares oferecidas nos cursos. A seleção dos candidatos é feita por meio do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, que este ano chega à décima sexta edição e está sob organização da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), juntamente com a Comissão Universidade para os Índios (CUIA).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site do XVI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná até às 17h desta sexta-feira, dia 9.

O candidato deverá encaminhar a Ficha de Inscrição, Questionário Socioeducacional, Carta de Recomendação e Autodeclaração e os demais documentos exigidos via Correios/Sedex com AR (Aviso de Recebimento), desde que postado até o dia 9 de setembro de 2016, para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) – Rua Universitária, 1619 – Jardim Universitário, CEP: 85819-110, Cascavel – PR. Ou poderá entregar os documentos necessários para inscrição nas outras sete universidades envolvidas neste processo: UEM, UEL, Uenp, UEPG, Unespar, Unicentro e UFPR.

As provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de outubro deste ano, conforme o edital de retificação (Edital nº 37/2016 PROGRAD/CUIA), em Faxinal do Céu na cidade de Pinhão – PR. O ingresso nos cursos será no ano letivo de 2017.