Com uma ampla programação e convidados de várias universidades brasileiras, teve início, nesta quarta-feira (14), no bloco G-34, câmpus universitário, a XXI Semana de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizada conjuntamente com o VIII Fórum de Pós-Graduação em História e o III Fórum de Licenciatura em História.

Com o tema geral "História, Memórias e Biografias", o evento prossegue até sexta-feira (16), com a realização de três mesas-redondas, para discutir o trabalho de Eric Hobsbawm, Ciro Flamarion Cardoso e Jacques Le Goff; fóruns e simpósios temáticos.

Além de palestrantes da UEM e das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e do Centro-Oeste (Unicentro), estarão presentes palestrantes das universidades federais de Santa Catarina (UFSC), do Paraná (UFPR), da Bahia (UFBA) e da Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A proposta nesta edição do evento é associar historiografia e história, tornando os sujeitos da escrita de história objeto de análise. Os três historiadores falecidos, recentemente, em torno dos quais irão gerar as discussões (Jacques Le Goff, Eric Hobsbawm e Ciro Flamarion Cardoso), além de possibilitarem profícuas discussões, abrem espaço para que seja pensado o ofício do historiador enquanto um sujeito produto/produtor de uma memória histórica.

Também serão tratados temas atuais e de grande relevância, como a Base Nacional Comum Curricular e a pós-graduação e as possibilidades de pesquisa no Paraná hoje.

A cerimônia de abertura, hoje pela manhã, foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o reitor da UEM, Mauro Baesso. A realização do evento é do Departamento de História (DHI) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPH).

Outras informações podem ser obtidas por meio do site. Ou pelos telefones (44) 3011-4328 e 3011-4895.