Um livro organizado pela professora Dulcinéia Gianotto, do Departamento de Biologia (DBI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi lançado, na noite da última segunda-feira (3), durante o VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia (Enebio) e do VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 3 (Erebio).

Escrito com a participação de professores e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática, da UEM, o Livro "Possibilidades, Contribuições e Desafios das Ferramentas da Informática no Ensino das Ciências (Físicas, Químicas e Biológicas)" aborda temáticas referentes à inserção de recursos da informática no processo de ensino e aprendizagem.
Os autores, Ana Paula G.Luciano, Fernando Temporini Frederico, Gláucia B. Barreiros, Jussany M. B. Moreira, Luciano C. Gomes, Paulo Inada, Polônia Altoé, têm formação acadêmica na área de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, e participam de um projeto de pesquisa institucional que tem o objetivo de investigar as diversas possibilidades, contribuições e desafios da inserção das ferramentas da informática no ensino das Ciências. O livro é um dos mais recentes lançamentos da Editora CRV, de Curitiba.
Dulcinéia Gianotto é licenciada em Ciências Biológicas pela UEM, mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp). É professora Associada da UEM na área de Ensino de Ciências e Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática (PCM-UEM).
Coordenou o curso de Ciências Biológicas a Distância e atualmente coordena o projeto institucional "As possibilidades, contribuições e desafios da inserção dos recursos da informática no processo ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia".   Tem vários artigos publicados em periódicos e inúmeros capítulos em livros. Além disso, é organizadora de quatro outras obras: Recursos computacionais: construção de uma aplicação educacional na área de Biologia publicado pela Novas Edições Acadêmicas (2016); Aulas Experimentais em Biologia – Guia pedagógico para o trabalho com o conhecimento científico na educação básica, publicado pela Editora Massoni (2015); Formação Docente e Instrumentalização para o Ensino de Biologia (Eduem, 2013) e Formação Docente e Instrumentalização para o Ensino de Ciências (Eduem, 2012).