Estudantes, professores e profissionais de Odontologia participam do evento, no BristolMais de 400 pessoas participam, desde, ontem, no Hotel Bristol, do XII Conclave Maringaense de Odontologia, que prossegue até amanhã (7), reunindo palestrantes de instituições de ensino superior do Paraná e de outros Estados brasileiros.

Além de palestras, o evento reúne cursos (teóricos e práticos) e apresentações de trabalhos, na forma oral e de paineis. Cerca de 300 trabalhos foram inscritos, tendo como autores estudantes e professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM,) Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Centro Universitário Ingá (Uningá), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Universidade Paranaense (Unipar).
Marly Kimie Sonohara Gonzalez, professora do Círculo Odontológico de Rosário (Argentina)

Professora do Círculo Odontológico de Rosário, na Argentina, Marly Kimie Sonohara Gonzalez fez palestra, na manhã desta quinta-feira, para falar sobre a "Regeneração da papila gengival: um conceito inovador biomimético e previsível".
Quando era professora do Departamento de Odontologia da UEM, Marly desenvolveu um protocolo de tratamento para casos de alterações da papila gengival, evitando, assim, que esta situação produzisse efeitos estéticos indesejáveis ao paciente. Grosso modo, papila gengival é o pequeno "triângulo" formado pela gengiva. Em pessoas com doença periodontal, pode não existir a papila, pois houve a perda (reabsorção) do osso que sustenta a papila.
Cerca de 400 pessoas estão acompanhado o Conclave, que termina nesta sexta (7)

O conceito preconizado pela professora não inclui intervenção cirúrgica. Consiste basicamente em procedimentos adotados com o objetivo de descobrir a causa para o surgimento das alterações da papila gengival. Segundo Marly, estas alterações costumam aparecer principalmente em função do acometimento de doenças periodontais, resultantes da placa bacteriana.
Marly Sonohara (centro) ao lado de professoras do curso de Odontologia da UEM e outras participantes do evento

O Círculo Odontológico ao qual a professora pertence, há 9 anos, em Rosário, na Argentina, é uma escola responsável por ministrar cursos de aperfeiçomento na área, a exemplo da Associação Maringaense de Odontologia (AMO). O Círculo oferece cursos presenciais e a distância.
Amanhã (7), a pedido da Secretaria de Saúde de Maringá, a professora também vai falar sobre a regeneração da papila gengival, para dentistas da rede pública municipal de saúde, num curso a ser ministrado na 20ª Semana de Saúde Bucal.
Membros da equipe organizadora do evento e convidados

O XII Conclave Maringaense de Odontologia está sendo realizado simultaneamente ao IX Encontro de Pós-Graduação e o V Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada - Ciência Íntegra e Socialmente Relevante.

Lilian Cristina Vessoni Iwaki, professora do Departamento de Odontologia da UEM, homenageada no ConclaveConforme a professora Lilian Cristina Vessoni Iwaki, coordenadora geral do evento, os eventos permitem aos participantes obter informações sobre os mais novos avanços a respeito do tratamento nas áreas em discussão e ainda saber a respeito das pesquisas em andamento no Brasil e no mundo.
Segundo a presidente do Centro Acadêmico de Odontologia (CMO), da UEM, Isabella Dantas Limonta, a ideia, especialmente do Conclave, é trazer para o público participante os novos conhecimentos de forma integrada, nas diversas áreas da Odontologia, como radiologia, cirurgia, disfunção tempro-mandibular, endodontia, periodontia e odontologia do esporte.
Professora associada do Departamento de Odontologia da UEM há 21 anos, Lilian Iwaki é a homenageada nesta edição do evento, em reconhecimento ao trabalho realizado em prol do curso. Lilian tem em especialização em Radiologia Odontológica pela Universidade de São Paulo, mestrado em Odontologia - Diagnóstico Bucal pela Universidade de São Paulo, e doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Isabella Dantas Limonta, presidente do Centro Acadêmico de Odontologia da UEMAtua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada (mestrado acadêmico e doutorado). É Coordenadora da Residência em Radiologia Odontológica e Imaginologia.
O Conclave Maringaense, o Encontro e o Simpósio do Programa de Pós-Graduação são promovidos pelo Departamento de Odontologia, Centro Acadêmico de Odontologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada (PGO), da UEM, com apoio da Fundação Araucária, Caixa Econômica Federal, Conselho Regional de Odontologia (CRO)/Paraná e da UEM, por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do DOD.
Evento reúne profissionais e estudantes de várias áreas da OdontologiaOutras informações podem ser obtidas pelo site, telefones (44) 3011-9051 e (44) 3011-9052, ou e-mail "xiicmo@gmail.com".