Com o tema "Cultura Oriental", a Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoverá, no domingo (9), das 14 às 18 horas, mais uma edição do Projeto Pirilampo, abrindo os portões do câmpus universitário para a comunidade em geral, com diversas atividades.

O evento ocorrerá no campo de futebol próximo ao Mudi (Museu Dinâmico Interdisciplinar) e à Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e os visitantes poderão ver a apresentação do Grupo Clown, obter informações sobre educação ambiental, receber orientações para cuidados com pets, por meio dos alunos de medicina veterinária, e se divertir com a Banda Azulejo de Vênus.
Além disso, o Domingo na UEM terá atividades de tai chi chuan, karatê, aikidô, gô (xadrez japonês), kendô (luta do samurai), taikô (tambores), bon odori da Escola Japonesa de Marialva, origami e ikebana.
Haverá, ainda, distribuição de pipoca, algodão doce, picolé e karintô (comida típica japonesa). A recomendação é que os visitantes levem garrafinha de água, repelente, chapéu ou boné.
A realização é do Programa Integrado de Ação Social (Proação), da UEM. A primeira edição do evento, para comemorar o aniversário de um ano do Projeto Pirilampo, ocorreu no dia 7 de agosto, com a participação expressiva da comunidade externa, entre crianças, jovens e adultos.
Criado pelo Proação, o Pirilampo tem a finalidade de fazer uma intervenção socio-comunitária na Vila Esperança, bairro vizinho à Universidade. A implantação do projeto veio da necessidade de atender uma demanda da comunidade localizada no entorno da UEM. E o projeto, coordenado por Gláucia Danner, surgiu a partir de ações sugeridas pelo Proação visando promover a formação humana, em especial das crianças e adolescentes, por meio de atividades sociais, culturais, lúdicas, esportivas, musicais, artísticas, ambientais, entre outros.
O nome Pirilampo foi escolhido em votação pelos próprios moradores e traduz o significado de luz lançada para a comunidade, pela UEM, por meio do conhecimento produzido na academia e das trocas de saberes realizadas a partir deste encontro.

Serviço: Domingo na UEM
Local: Campo de futebol (próximo ao Mudi)
Dia: 9 de outubro
Horário: 14 às 18 horas