A Universidade Estadual de Maringá abre, nesta quarta-feira, dia 26, o debate sobre o tratamento da obesidade. As discussões irão ocorrer no âmbito do 4º Encontro Brasil-Canadá e 2º Congresso Internacional de Tratamento da Obesidade e Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O evento segue até sexta-feira, dia 28, com atividades no auditório do Hospital Universitário.

A solenidade de abertura está marcada para as 19 horas desta quarta-feira, dia 26. Em seguida a professora Ana Damaso, da Universidade Federal de São Paulo, ministra a conferência Tratamento Multiprofissional da Obesidade: histórico, tendência atual e perspectivas futuras.

A proposta geral do evento é discutir o tratamento da obesidade baseado na experiência multiprofissional. com a integração de pesquisadores brasileiros e canadenses.   Com referência vale destacar os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) realizada em 2008-2009, apontando que 21,7% dos brasileiros na faixa de 10 a 19 anos estavam com excesso de peso. Em 1970, o mesmo índice estava em 3,7% (IBGE, 2010). Na mesma direção, a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, revelou que a proporção de pessoas com excesso de peso no Brasil aumentou, passando de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011, enquanto o percentual de pessoas obesas aumentou de 11,4% para 15,8%.

Neste cenário, o estudo das possibilidades de tratamento da obesidade apresenta inúmeros desafios, ao mesmo tempo em que se observa o aumento significativo de pesquisadores interessados em estudar a abordagem multiprofissional no tratamento do problema. Por isso mesmo os eventos prometem agregar muito nesse setor de estudos, contribuindo inclusive no direcionamento de políticas públicas para o atendimento dessa população.

O evento é uma realização do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (Nemo), vinculado ao Departamento de Educação Física (DEF) e ao Hospital Universitário.

Para outras informações acesse o site.