A UEM está promovendo a III Semana Científica de Bioquímica de hoje a sexta-feira, dia 7 a 11. Durante a solenidade de abertura, nesta segunda-feira, a coordenadora do evento e do curso de Bioquímica, Cristina Giatti Marques de Souza, comentou que a Semana tem o objetivo de promover a integração entre alunos, professores, comunidade técnica por meio das palestras, minicursos, oficinas, visitas técnicas. Citou que essa integração já começou na organização do evento. Falou também das dificuldades de tempo, de recursos escassos e da burocracia que foram superadas acreditando que era possível, realizando e tornando possível o que será visto durante a semana.


O diretor-adjunto do Centro de Ciências Biológicas, Luiz Carlos Corrêa, disse do prazer de ter participado da elaboração do projeto pedagógico do curso de Bioquímica da UEM. Comentou que o projeto é muito bem formulado. Falou que o curso é “puxado”, com disciplinas de diversas áreas, mas importantes para a formação dos alunos que saem da UEM bem formados e em condições de abraçar o mercado de trabalho, a docência, a pesquisa.  

A pró-reitora de Ensino, Ana Obara, reconheceu as dificuldades de se promover um evento em tempos de restrições orçamentárias e disse ter certeza que a sua realização vem da convicção dos organizadores de que não se pode parar mesmo em época de crise. Parabenizou a equipe pelo esmero na programação que inclui palestras, minicursos, oficinas e visitas técnicas e nas temáticas propostas que vão de questões metodológicas a avanços na agricultura, medicina, meio ambiente, ciências exatas, entre outros. Citando a relevância da área de Bioquímica, conclamou os participantes a continuarem a construir debates coletivos, reflexões, a se organizarem e a manterem a crença de que temos a capacidade de buscar soluções. 

Logo a seguir, o professor Adelar Bracht, proferiu a palestra Graduação em Bioquímica na UEM, no Brasil e no mundo: fatos, antecedentes históricos, análises e perspectivas. Iniciou sua fala, relatando que o curso teve sua gênese intimamente ligada ao desenvolvimento histórico do Departamento de Bioquímica da UEM e à visão que encara a Bioquímica como ciência de importância vital para o desenvolvimento tecnológico do Brasil como tem sido visto no cenário mundial.  

Outras informações sobre o evento no site http://semana3bq.wixsite.com/bquem ou e-mail semana3bq@gmail.com.