Começa nesta terça-feira (8) e segue até sexta-feira (11), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Simpósio Internacional sobre Trabalho na Agricultura. Com a proposta de pensar o trabalho ligado à diversidade de modelos agrícolas, o evento vai debater as mudanças e transformações nesse campo e discutir sobre o futuro do trabalho masculino e feminino, sobre os trabalhadores familiares e empregados remunerados.

Vale destacar que, segundo dados do Banco Mundial, a agricultura é o setor que mais emprega no mundo, representando 30% da população trabalhadora em 2010 e ultrapassando a casa de um bilhão de pessoas atualmente. A cerimônia de abertura do Simpósio está marcada para as 8 horas, no auditório do Bloco B-33, no câmpus universitário.

A programação segue até o dia 11, organizada em oito workshops temáticos que irão debater: Políticas de emprego e sustento da renda agrícola; Dinâmica do trabalho agrícola em contexto de mudança global; Trabalho feminino na agricultura; Transformações na organização do trabalho na agricultura; Saúde no trabalho; Transformações nas identidades profissionais e imagens das ocupações agrícolas; Orientação e treinamento no trabalho; Inovações (tecnológicas, sociais e mercadológicas) no trabalho agrícola.

Também haverá conferências proferidas por pesquisadores de diferentes países e mesas-redondas que irão debater as transformações no trabalho agrícola. Para outras informações acesse o site do evento.