Prossegue, até amanhã (18), na Universidade Estadual de Maringá, o V Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS), da UEM, aberto, nesta quinta-feira (17), no auditório do Nupélia. O tema do encontro é “Perspectivas, reflexões e responsabilidades na pós-graduação”.

A solenidade de abertura contou com a presença da coordenadora geral do Programa, Thaís Gomes Silveira, que agradeceu à comissão organizadora, integrada pelos alunos da pós-graduação. Ela fez um histórico do PCS, que surgiu durante o período de greve, em 2000, e, em 2003 foi aberta a primeira turma de mestrado. A aprovação da abertura do doutorado ocorreu em 2009.Atualmente, são 25 docentes permanentes e 3 colaboradores. O Programa, com, nota quatro de avaliação, já contabilizou mais de 297 dissertações e 33 teses defendidas.

O vice-reitor, Júlio Damasceno, destacou a importância do programa e o quanto a pós-graduação é importante para a UEM. “A UEM precocemente já demonstrou que tem afinidade com a pós-graduação. Cerca da metade dos programas de doutorado nas instituições estaduais públicas do Paraná está na UEM”, disse. A cerimônia ainda reuniu, entre outros, o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Roberto Nakamura Cuman, que agradeceu os alunos organizadores do evento e manifestou a gratificação sobre a situação do PCA atualmente.

O diretor de Pesquisa, da UEM, Celso Nakamura, representando a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Célia Tavares, acredita que o futuro da pós-graduação dentro das perspectivas da UEM será bom. Um exemplo é o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que deve, possivelmente, abrir novos editais para o doutorado sanduíche.

Ao final da abertura, algumas alunas homenagearam a coordenadora do PCS, com a leitura de um texto e a entrega de flores para Thaís Gomes Silveira. O evento segue no período da tarde e amanhã de manhã. A programação completa está no link.