Terá início, na próxima terça-feira (22), no saguão da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma exposição de trabalhos mostrados na Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU), em outubro, na cidade de São Paulo.

A Bienal é uma iniciativa do governo da Espanha, em colaboração com instituições ibero-americanas, consolidada após a realização de nove edições anteriores, como uma das referências fundamentais para compreender a situação atual e prospectiva da arquitetura e do urbanismo na comunidade ibero-americana.

O evento conta com 22 países participantes, de ambos lados do atlântico, e as principais atividades da Bienal giram em torno do reconhecimento e difusão das carreiras profissionais mais relevantes, das obras de arquitetura e urbanismo mais significativas, das melhores publicações, das pesquisas mais sobresselentes e das melhores ideias de arquitetos e estudantes de arquitetura.

A seleção dos trabalhos é realizada por júris representativos em cada tema. Essa edição do evento aconteceu entre os dias 10 e 12 de outubro, em São Paulo, e teve como tema "Deslocamentos", sob a curadoria de Ángela García de Paredes e Ignacio García Pedrosa, da Espanha, Álvaro Puntoni, curador adjunto e Angelo Bucci, como curador do Brasil.

O curador do Brasil, numa iniciativa de descentralizar as decisões e estender o debate, selecionou representantes regionais, sendo o professor Aníbal Verri Junior, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), da UEM, um dos escolhidos para a região sul.

O grupo se reuniu no dia 5 de março, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade de São Paulo (USP), e indicou 15 trabalhos que constituíram o Panorama de Obras, além da indicação de dois candidatos ao prêmio Ibero-americano.

São 120 folhas A3 coloridas, correspondentes ao conjunto de obras selecionadas pela X BIAU, por meio do evento de extensão “Exposição", coordenado pela professora Tânia Verri, do DAU da UEM. As impressões das pranchas foram feitas no Núcleo de Processamento de Dados (NPD), Universidade, sob apoio e patrocínio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. A primeira montagem foi aberta com uma palestra do professor Aníbal aos alunos de graduação de arquitetura.