2016-12-16 Premio CBIC 30846356713 61efcc2bcf k  site

Docente do curso de engenharia civil, Hugo Peinado recebeu o primeiro lugar numa das cinco categorias do prêmio CBIC, que já está na 21ª edição

O professor Hugo Sefrian Peinado, do Departamento de Engenharia Civil (DEC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu, na última quarta-feira (14), o 1° lugar do prêmio do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade na categoria "Materiais e Componentes".

Peinado concorreu com o projeto "Sistema regulável de proteção contra queda de colaboradores para trabalhos em altura na construção civil". A cerimônia de premiação ocorreu em Brasília e esta foi a 21ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Na solenidade, foram revelados os vencedores das cinco categorias do Prêmio. São elas: Materiais e Componentes; Sistemas Construtivos; Pesquisa Acadêmica; Gestão da Produção e P&D; e Tecnologia da Informação para a Construção.

Esse é o prêmio de inovação tecnológica de maior relevância no contexto da construção civil nacional e tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar soluções inovadoras que contribuam para a modernização da indústria da construção brasileira.

O professor Hugo Peinado fará exposição do projeto premiado em stand da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/CBIC), durante o 89° Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), de 24 a 26 de maio de 2017, em Brasília.

Peinado também integrará uma equipe em missão técnica internacional a ser realizada nas cidades de Nova York e Boston, Estados Unidos, no primeiro semestre de 2017, com visitas técnicas voltadas às temáticas de Building Information Modeling (BIM) e impressoras 3D na construção civil.

O projeto do professor foi desenvolvido na área de Segurança do Trabalho da Construção Civil, uma de suas ênfases de atuação. Peinado publicou, no início de 2016, o livro "Segurança do Trabalho na Construção Civil", pela Editora PINI, e agora está organizando outro volume, ainda mais completo, a ser publicado em meados de 2017 sobre esta temática.

2016-12-16 Premio CBIC 30846500863 3923b99713 k