Screen Shot 03-02-17 at 09.52 AM

Participantes criaram uma plataforma de compartilhamento de base de dados e irão apresentar o software numa conferência a ser realizada no Massassuchets Institute of Technology (MIT)

Dois estudantes e um ex-aluno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram selecionados como finalistas no HackBrazil, uma competição iniciada em janeiro e promovida pelo MIT (Massassuchets Institute of Technology) e Harvard.

Equipe

HackBrazil é uma competição anual cuja missão é unir brasileiros dos mais diversos ramos, sejam hackers, makers, inventores ou designers. Jair Certório (Engenharia Elétrica), Caio Tonetti (Ciência da Computação), e Guilherme Kenzo dos Santos (ex-aluno do Direito), na foto,  integram a equipe Hackingá e são finalistas junto a outras quatro equipes.

Eles irão agora apresentar seus projetos na Brazil Conference, evento a ser realizado no MIT, no dia 7 de abril.

Durante a competição, os participantes tiveram acesso a webinars, mentoria de Harvard e MIT, e network com grandes empresas e universidades americanas. A ideia era desenvolver um projeto técnico concreto voltado a questões sociais, políticas, tecnológicas ou educacionais do Brasil, culminando com a elaboração de um vídeo final.

O vídeo da equipe Kackingá, da UEM, pode ser visualizado neste link. A equipe da UEM está desenvolvendo a In Visum, uma plataforma de compartilhamento de base de dados. Trata-se de um software que não apenas facilita o acesso a dados como também visa a fomentar o surgimento de uma comunidade que ativamente contribua com o fornecimento de novos dados, verifique a confiabilidade das informações e crie conhecimento.