vacina-butantan1

A saúde é um dos temas da "Semana de Integração: Calourada 2017"

Entre as atividades previstas está a vacinação dos novos estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) contra a dengue. Até quarta-feira, dia 5, das 8h30 às 22 horas, será feita a imunização dos estudantes em vários locais do câmpus de Maringá.

A ação será gratuita e a vacinação ficará sob a responsabilidade dos profissionais do Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM, vinculados ao Hospital Universitário Regional de Maringá (HU), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Durante todo o dia, haverá postos de vacinação em frente à cantina do Restaurante Universitário (RU), na passarela da Cantina Central, nos quiosques da Cantina 2, no estacionamento em frente aos bloco J-90 e I-90, em frente ao bloco M-6, da Educação Física e, a partir das 16h30, também em frente ao bloco I-12. Além disso, haverá vacinação itinerante nas salas de aula.

Apoio - Os três dias de intensa campanha de vacinação contra a Dengue são a contribuição da UEM e do Hospital Universitário para aumentar o índice de imunização dos jovens de Maringá e região.

O superintendente do Hospital Universitário, Maurício Chaves Júnior, informou que esta é uma forma de ampliar o período de imunização desta segunda fase da campanha de vacinação contra a dengue, que teve pouca procura em Maringá. Dos 93 mil jovens a serem vacinados, até dia 26 de março, apenas 35% deles tinham recebido a dose da vacina.

“O prazo oficial terminou na sexta-feira (31). Essa parceria com a Secretaria de Saúde permite estender a imunização por mais tempo num ambiente que concentra um grande número de pessoas do público-alvo: jovens de 15 a 27 anos”, acrescentou Chaves Júnior.

A dengue é um problema em mais de 100 países, especialmente, na Ásia e nas Américas. Ano passado, no Brasil, foram mais de 1,5 milhão de casos prováveis. Só na região Sul foram 72.650 registros, com 642 mortes. No Paraná, 64 pessoas morreram em 2016, quando foram confirmados 60 mil casos. Em Maringá, foram três mortes entre 2.739 registros de dengue, segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde.

Os novos estudantes ainda terão a oportunidade de se submeterem, gratuitamente, no dia 7, das 8h30 às 12h30, ao teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV/Aids, sífilis e hepatite. A atividade ocorrerá na frente do Ambulatório Médico e de Enfermagem, no bloco 2, como informou a coordenadora do Ambulatório, Lucília Amaral Fontanari.

A Calourada é um evento de responsabilidade das pró-reitorias de Ensino (PEN), de Extensão e Cultura (PEC), e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O patrocínio é da Caixa Econômica Federal (CEF).