NEWSLETTER 044/2021-ASC - AÇÕES POSITIVAS CONTRA A COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Newsletter 044/2021-ASC



Olá, comunidade!!!

Mais um ranking coloca a nossa Universidade como uma das melhores do mundo. A notícia saiu semana passada, quando registramos, ainda, no site da UEM, muitas ações importantes. A primeira é a nova data do Vestibular e a atuação de um comitê que organiza a volta às aulas dos cursos da área da saúde. Uma reportagem com pesquisadoras marcou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Ainda foram divulgadas oportunidades de pós-graduação e diversas ações de extensão, entre elas, duas da CAE em apoio à educação básica. Aliás, também foi anunciado um edital específico para as pró-reitorias de Extensão, com recursos da Fundação Araucária e da Seti. Aproveite o que a Universidade tem de melhor lendo nosso newsletter! Boa semana!‍



1 - Vestibular da UEM tem nova data. Ato Executivo determina os dias 23 e 24 de maio para aplicação das provas.‍


2 – Mais um Ranking global lista a UEM entre as melhores instituições de ensino superior do mundo. Estamos entre as seis instituições de ensino superior do Paraná ranqueadas pelo Emerging Economies University Rankings.‍


3 - Dia Internacional da Mulher - A participação feminina na ciência sob o olhar das pesquisadoras. UEM comemora Dia Internacional da Mulher registrando o aumento feminino nos quadros diretivos e as políticas de inserção e crescimento profissional.


4 - Comissão de Acompanhamento debate o retorno gradual para os cursos da área da saúde. O planejamento respeita as decisões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP).


5 – Seti e Fundação Araucária lançam edital de apoio à extensão. Recursos serão aplicados igualitariamente nas sete IES estaduais.


6 - UEM divulga vagas para portadores de diploma de curso superior. Interessados têm até esta segunda, dia 15 de março, para fazer, pela internet, a solicitação da vaga.


7 - CAE promove Ciclo de Palestras para professores da Educação Básica. Inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até dia 15 de abril. Além disso, a Coordenadoria promove o primeiro encontro do Eixo Psicologia Educacional. O público-alvo são os professores, coordenadores e psicólogos das redes públicas municipais que atuam com as crianças na educação infantil e ensino fundamental.‍


8 - Invento patenteado pela UEM pode ser aplicado na captura e armazenamento de gás. O processo envolve preparação de estruturas microporosas a partir do PET das embalagens multicamadas.


9 - PPG divulga inscrições para seleção de bolsistas de mestrado e doutorado. São oferecidas 12 vagas para diversos cursos de pós-graduação. Inscrições vão até esta segunda-feira, dia 15.


10 - Alunos do NAF prestam orientações para declaração de renda. Atendimento é realizado de forma remota e gratuita para pessoas de baixa renda e MEI.‍


11 - Alunos da Educação a Distância da UEM podem fazer mobilidade acadêmica virtual. As vagas disponíveis são de disciplinas dos cursos de Educação a Distância em Instituições de Ensino Superior Estadual e Municipal, em parceria com a Abruem e a Câmara da EaD.‍


12 - Oportunidades em pósNead divulga cursos de especialização à distância. Dois cursos estão disponíveis totalmente gratuitos. Mestrado em Bioenergia está com inscrições abertas. São oferecidas oito vagas na área de concentração em Biocombustíveis e Energias Renováveis. PGB abre inscrição para aluno não regular ao mestrado e doutorado em Biologia Comparada. Prazo está aberto e vai até o dia 30 de março, pela internet.


13 - UEM comemora a X Semana Nacional do Cérebro. Mudi contribui com transmissões on-line de palestras e mesas-redondas.


14 - Pesquisador português ministra aula magna do PCM, sobre cidadania ambiental e ativismo. Evento, no dia 6 de abril, será transmitido pelo Google Meet.


15 - Biblioteca Virtual disponibiliza acesso gratuito. Comunidade acadêmica tem acesso até o dia 30 de abril.


Problemas para visualizar este conteúdo?
Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br