7e2884b27fnews ji jim

Evento tem o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, comemorado no final de abril

O pesquisador em patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Douglas Alves Santos, fará palestras, na próxima terça-feira (2), na Universidade Estadual de Maringá, como parte do evento em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual (celebrado no último dia 26 de abril), no qual serão entregues mais quatro cartas-patentes obtidas nos últimos três anos, além de seis certificados de registro de programas de computador (software) e um de marca.

Graduado em Engenharia Química, Douglas, que mora em Curitiba, é mestre em Engenharia de Processamento Químico de Petróleo e Gás Natural, e doutor em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos.

Pesquisador em Propriedade Industrial no INPI, atua como examinador de patentes. Tem experiência e atua nos seguintes temas: Propriedade Industrial (Informação Tecnológica, Patentes & Transferência de Tecnologia); Inovação; Tecnologias Verdes; Desenvolvimento Sustentável; Combustão; Gaseificação; Geração de Energia; Leito fluidizado; Modelagem e Simulação Computacional, e, Otimização de Processos com Redes Neuronais (neurais).

A entrega das cartas e dos certificados será a primeira atividade do evento, a partir das 14 horas, a ser realizado no auditório do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) , Bloco B-09. O reitor Mauro Baesso; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Célia Granhen Tavares; e a assessora de Inovação da UEM, Graciette Matioli, entre outras autoridades, participarão da cerimônia, promovida pelo Núcleo em parceria com o INPI.

Às 15h20, Douglas vai proferir a palestra "Publicar vs Patentear: a importância da Proteção do Conhecimento no meio Acadêmico". Ele vai abordar algumas questões como o motivo que leva os acadêmicos a se sentirem obrigados a publicar apressadamente seus trabalhos de pesquisa e a questionar se a publicação de artigos é a forma mais correta de se reivindicar o direito ao reconhecimento científico, devido aos altos investimentos feitos na pesquisa científica nacional.

Muitos pesquisadores enfrentam o dilema entre publicar ou patentear. Na palestra, Douglas vai falar sobre ambas as vertentes e mostrará a importância da proteção do conhecimento produzido no meio acadêmico, demonstrando qual a decisão mais acertada a ser tomada, quando temos em mãos um produto ou um processo passível de valorização comercial.

Das 16h30 às 18 horas, Douglas vai ministrar a palestra "Patentes Acadêmicas vs Patentes Universitárias", onde buscará demonstrar a diferença do conceito existente entre as patentes acadêmicas e as universitárias, em razão do relevante papel das universidades e de seus professores junto à sociedade, seja no desenvolvimento de novas tecnologias ou no incremento da dinâmica do setor industrial.

O palestrante abordará as formas com que tais direitos de propriedade industrial (patentes) poderão servir como catalisadores de novos instrumentos para a tomada de decisão, além de possibilitarem a implantação de um possível novo modelo de gestão de propriedade industrial gerada a partir das instituições de ensino superior (IES).

Workshops

Douglas ainda vai permanecer mais dois dias na UEM. Na quarta-feira (3), ele vai ministrar, pela manhã e à tarde, o workshop "Propriedade Industrial e Meio Ambiente: Conjunções e Impactos", onde serão abordados temas relacionados à evolução da questão do meio ambiente no cenário internacional, tecnologias  e desenvolvimento sustentáveis, estratégia de utilização das informações contidas em documentos de patentes em tecnologias limpas/verdes, aspectos da proteção de patentes verdes, entre outros. Para outras informações sobre este evento, acesse o link.

Na quinta-feira (4), Douglas ministrará, também de manhã e à tarde, o workshop "Recuperação de Informação Tecnológica Sensível com Foco a Pesquisadores e Alunos de ICT´s - Patentes como Fonte de Informações Tecnológicas", com uma parte teórica durante a manhã, onde serão tratados temas relacionados à importância da recuperação de informação tecnológica, empregando-se buscas em bases de documentos patentários como lastro para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. À tarde, haverá uma prática de busca em base de dados de patentes.

Outras informações para este evento podem ser obtidas neste link. Os interessados em obter outras informações sobre os eventos podem acessar o e-mail nit@uem.br ou ainda o telefone (44) 3011-5084.